Com o objetivo de estimular atitudes empreendedoras entre estudantes universitários de graduação, a Satis, empresa especializada em produtos de nutrição vegetal foliar, organizou a segunda edição do Desafio Work&Play. A Unijuí foi representada no Desafio por duas estudantes do curso de Agronomia: Cilene Fátima De Jesus Avila, orientada pelas professoras Leonir Uhde e Gerusa Massuquini; e Ana Paula Doberstein, orientada pelos professores Emerson Pereira e Fernanda Sanes.
A primeira edição do Desafio havia sido realizada em 2019, através da parceria entre a Satis e instituições educacionais de Minas Gerais, onde é sediada a empresa. Para esse ano, o Desafio foi expandido e passou a incluir outros estados, além de contar com novos objetivos, como desenvolver competências e aprimorar habilidades dos acadêmicos a partir da criação de soluções práticas na área da agronomia. A participação da Unijuí no Desafio foi construída a partir de um encontro com a Satis em março deste ano, na Expodireto, em Não-me-Toque.
A principal questão proposta aos participantes deste ano foi:“Quais possíveis alternativas de tecnologias em nutrição vegetal para melhorar o efeito do ciclo do nitrogênio na cultura da soja?”A partir dessa indagação, os acadêmicos foram desafiados a desenvolver projetos reais que pudessem ser implementados de forma prática e acessível aos produtores rurais.
Durante o período de isolamento social, as alunas foram orientadas via e-mail, WhatsApp e vídeo chamadas, utilizando a ferramenta Google Meet. Cilene afirma: “Foi muito gratificante, agora aguardamos ansiosas o resultado. De qualquer forma, posso afirmar que mesmo se não obtiver a melhor colocação, essa atividade contribuiu muito para minha interação com as professoras e para revisar e entender melhor alguns conhecimentos adquiridos durante o curso, colocando-os em prática”.
Durante o desafio, além de apontar a viabilidade prática das suas propostas, os estudantes tiveram de referenciar a base teórica utilizada durante o desenvolvimento do projeto. Sem esquecer que a implementação do projeto deveria ser viável. Segundo Ana Paula: “Neste período de distanciamento social, o desafio da Satis foi muito além do proposto. Era um assunto de extrema importância para a agricultura, e para ser feito, necessitava de um olhar cuidadoso, pois além de desenvolver uma nova tecnologia ou manejo, deveria de ser de baixo custo e acessível para todos os produtores, do pequeno até o grande”.
Dessa forma, a partir do desenvolvimento do projeto foi possível pôr em prática vários conteúdos aprendidos em aula, além de fomentar a busca por novas alternativas e soluções: “O Desafio despertou a curiosidade e a vontade de buscar mais do que é aprendido em aula, fez conciliar as matérias até agora feitas para chegar a uma conclusão. A ajuda e o incentivo dos professores do curso de agronomia da Unijuí foram fundamentais para que a ideia fosse desenvolvida da melhor forma possível”. Conclui Ana Paula.
Os resultados do Desafio serão divulgados até o dia 26 de junho. Os dois primeiros colocados ganharão um estágio de seis meses na Satis. O primeiro colocado também levará para casa um Notebook Dell, e o segundo um Iphone 11.
Por Giovanni Pasquali, estudante de Jornalismo e estagiário da Agência Experimental Usina de Ideias.