Nesta semana está acontecendo a XXXIX Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia organizado pela UFRGS, em Porto Alegre. O professor Emerson André Pereira e os estudantes do grupo pesquisa do Departamento de Estudos Agrários, Ricardo de Oliveira Schneider e Leonardo Dallabrida Mori, estão representando a Unijuí. Trata-se de uma grande oportunidade para os estudantes verem como é bom sair da sua rotina, expondo os conhecimentos aprendidos no ensino, pesquisa e extensão, adquirindo novas informações e experiências.
Segundo o estudante Ricardo Schneider, a participação no evento serve também para levar um pouco do que é aprendido no nosso grupo de pesquisa. “Nas apresentações dos pôsteres há uma constante troca de conhecimento entre pesquisadores e estudantes, o que nos faz pensar cada vez mais”, destaca o estudante.
Para Leonardo Mori, a participação de estudantes é de extrema importância. “Os estudantes podem adiantar conceitos que serão vistos no decorrer do curso, fortalecendo o interesse na área de graduação e desenvolvendo capacidades de raciocínio”.
Para o professor Emerson Pereira, as apresentações de dados desenvolvidos nas instituições proporcionam indagações que podem levar a novas pesquisas e descobertas. “É uma excelente oportunidade de interligar o ensino, pesquisa e extensão da universidade com os estudantes, e ainda, com a sociedade”.
Recentemente, por meios das pesquisas da Unijuí sobre pastagens, foram indicadas cultivares de melhor desempenho forrageiro para produtores de leite da região, na qual obtiveram expressivos aumentos na produtividade dos animais, proporcionando maior renda para as propriedades assistidas em um projeto de extensão (Rede Leite).
O evento fomenta a divulgação de novas linhagens e cultivares de aveia e suas respectivas produções, tanto no quesito de grãos para a indústria, forragem, silagem e cobertura do solo. Além de indicar as novas perspectivas em tecnologias de produção. Foram apresentados também, temas relacionados ao manejo, melhoramento genético, edição de genoma, resistência a doenças, marcador molecular e alimentação humana e animal com a aveia.
Ano passado, o evento ocorreu no Salão de Atos da Unijuí, na qual houve grande sucesso e ampla participação de estudantes, pesquisadores e empresas.