Foto: banco de Imagem/Divulgação
A Unijuí esteve presente, nos dias 25 e 26 de outubro, no I Seminário de Adequação Ambiental do Rio Grande do Sul - enfoque no Programa de Regularização Ambiental (PRA), realizado na UFSM.
No evento, o professor Osório Antônio Lucchese, chefe do Departamento de Estudados Agrários (DEAg), coordenou a mesa 4 do evento: “Aspectos gerais da Lei da Vegetação Nativa (foco no PRA e PRAD)”. Também estiveram presentes Cláudio Porazi, responsável técnico pelo Viveiro do IRDeR e o bolsista Embrapa, estudante de Agronomia da Unijuí, Eduardo Porazi.
O objetivos do evento foram popularizar conhecimentos técnicos-científicos em restauração de áreas de preservação permanente florestais e campestres no estado do Rio Grande do Sul; apresentar as principais legislações pertinentes à adequação ambiental de propriedades rurais; integrar diferentes setores profissionais relacionados à conservação ambiental e produção agropecuária; e apresentar alternativas de uso sustentável dos recursos produtivos (sistemas biodiversos, diversificação, uso da RL).
Participaram do evento agricultores familiares, comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, gestores, organizações não-governamentais, profissionais de órgãos públicos, pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais liberais e produtores rurais.