Curso de Agronomia da UNIJUÍ apresenta diagnóstico de sistemas agrários do município de Santa Rosa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Os estudantes do curso de Agronomia da UNIJUÍ realizaram sob orientação dos professores do curso, um trabalho de análise e diagnóstico de sistemas agrários em propriedades do município de Santa Rosa. Na manhã dessa segunda-feira, dia 20, foi realizada a apresentação desses dados na Prefeitura Municipal de Santa Rosa, para os agricultores envolvidos, Secretaria da Agricultura, Emater Municipal e demais convidados.

As informações foram geradas por meio de observações e de entrevistas realizadas junto aos agricultores, pelos estudantes das disciplinas de Estágio I – Diagnóstico de Sistemas Agrários e do Estágio II – Análise Técnica Econômica de Sistemas de Produção do curso de Agronomia, segundo semestre de 2016 e primeiro semestre de 2017.

O objetivo do diagnóstico foi ampliar a aquisição de conhecimentos e métodos necessários para a compreensão da dinâmica e complexidade da agricultura visando à elaboração de linhas estratégicas de desenvolvimento local.

Diagnóstico

As atividades que foram realizadas para a análise e diagnóstico, compreenderam: leitura da paisagem e zoneamento agroecológico; história agrária e trajetórias de acumulação; classificação (tipologia) das unidades de produção; caracterização técnica dos sistemas de produção; avaliação econômica dos sistemas de produção; análise/diagnóstico da agricultura, linhas estratégicas de desenvolvimento rural; confecção do relatório e restituição às entidades e agricultores.

O diagnóstico forneceu subsídios para o município que engloba planejamento, gestão estratégica da agricultura local, proposições de políticas e projetos estratégicos.

Para o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger o diagnóstico e as propostas apresentadas são de suma importância para o desenvolvimento econômico e social do município. “Há muitas informações que podem auxiliar este processo. Por exemplo, o estudo analisou e identificou 12 tipos básicos de unidades de produção e na sua maioria os resultados econômicos asseguram a reprodução sócio econômica. O município de Santa Rosa possui 1.964 estabelecimentos agropecuários, dos quais 93,6% possuem menos de 50 hectares, e ocupam 65,80% da área”, ressaltou.

A equipe técnica da UNIJUÍ que esteve envolvida no diagnóstico foi composta através dos professores, Nilvo Basso, Felipe Esteves Oliveski, Roberto Carbonera e Angélica de Oliveira Henriques.  O termo de cooperação técnica foi firmado entre a UNIJUÍ, Prefeitura Municipal através da Secretaria da Agricultura e Emater Municipal. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.