|
A professora Cleusa Bianchi Krüger, do Departamento de Estudos Agrários (DEAg/Unijuí) participou do Workshop Estratégias de manejo associadas a respostas ecofisiológicas da canola em lavouras brasileiras, realizado na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, no dia 27 de maio.
O evento reuniu um grupo de pesquisadores que buscam desenvolver e indicar soluções técnico-científicas para melhor o desempenho agronômico da canola, potencializando o uso dos recursos do ambiente e de insumos. As pesquisas serão desenvolvidas até 2020 por um grupo de pesquisadores das seguintes Instituições: Embrapa Trigo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT-Tangará), Instituto Federal Farroupilha (IFFAR-São Vicente do Sul) e Pontifícia Universidade Católica (PUC-Toledo/PR).
Na UNIJUÍ, a professora Cleusa, juntamente com os professores José Gonzalez da Silva, Roberto Carbonera e Angélica Henriques buscam, entre outros fatores, estudar o comportamento produtivo da canola por meio da alteração do arranjo entre plantas e datas de semeadura. Ao longo desses quatro anos de projeto o grupo espera produzir conhecimento que sirvam como base para publicações científicas e contribuam para o aumento da produtividade da cultura, gerando renda aos produtores rurais.
Foto: Embrapa Trigo