|
O Laboratório de Sementes da Unijuí, ligado ao Departamento de Estudos Agrários, obteve certificado de desempenho no Programa de Comparação Interlaboratorial em Sementes, promovido pelo Ministério da Agricultura, através da Rede Metrológica do Estado.
O Programa avaliou a matriz da soja nos anos de 2015 e 2016, sendo que o Laboratório alcançou todas as metas que precisavam ser obtidas para ganhar esta certificação.
Segundo o chefe do Departamento de Estudos Agrários, professor Roberto Carbonera, o certificado é medido pelo Ministério da Agricultura a partir de um teste feito entre os laboratórios de análise de sementes do Estado e também de abrangência nacional. No ano passado, foram feitos testes com sementes de soja, o que serve para conferir o padrão de qualidade dos laboratórios que prestam serviço de análise.
O Laboratório de Sementes da Unijuí é credenciado desde 1995 no Ministério da Agricultura e desde então, sempre foram mantidos os padrões de qualidade. “Neste exame feito no último ano, em todos os indicadores tivemos um excelente desempenho, o que mostra que o Laboratório trabalha dentro dos padrões necessários para garantir os serviços prestados aos produtores de sementes”, destaca Carbonera.
Reportagem: Rafael Keske - Rádio Unijuí FM