|
Estudo faz parte da disciplina de Estágio em Sistemas Agrários e compreende além do trabalho de campo, a sistematização e análise dos dados coletados e a elaboração do relatório com os resultados do trabalho
No dia 15 de julho, alunos do Curso de Agronomia da UNIJUÍ encerraram a primeira etapa de trabalho de análise e diagnóstico da agricultura na cidade de Chiapetta, com supervisão do professor Nilvo Basso e do Engenheiro Agrônomo Felipe Esteves Oliveski. O estudo faz parte da disciplina de Estágio em Sistemas Agrários e compreende além do trabalho de campo, a sistematização e análise dos dados coletados e a elaboração do relatório com os resultados do trabalho, o qual será apresentado para as entidades e agricultores no final desse semestre.
Foram visitadas aproximadamente 30 propriedades rurais diferentes tomando por base a categoria socioeconômica dos agricultores e a maneira pela qual eles combinam as diferentes atividades. Como tipologia – classificação preliminar – chegou-se a 12 tipos de unidades de produção que representam a diversidade socioeconômica e técnica da agricultura de Chiapetta. Este dado revela um bom grau de diversificação da produção, onde várias atividades foram identificadas e estão sendo avaliadas. Algumas dessas atividades já são consolidadas, como a produção de grãos (soja, milho, trigo, aveia) e a produção de leite e suínos, além de outras atividades emergentes como é o caso da piscicultura e da vitivinicultura.
O estudo conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Chiapetta, da Câmara Municipal de Vereadores e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além de entidades como a EMATER, entre outras.
Os estudantes-estagiários e a equipe técnica da UNIJUÍ agradecem as entidades parceiras pelas condições oferecidas para a realização do trabalho, além da comunidade local de Chiapetta pelo bom acolhimento e em especial aos agricultores que receberam os estudantes fornecendo informações valiosas para o aprendizado de cada um e importantes para a análise da agricultura local.