Laboratório de Análise de Sementes da UNIJUÍ é destaque em programa nacional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

O laboratório de Análise de Sementes da UNIJUÍ alcançou 100% de acertos nas análises realizadas dentro do Programa de Comparação Interlaboratorial em Sementes em 2012.

O ensaio teve a participação de 58 laboratórios de análise de sementes dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia e Pernambuco. Entre os 58 laboratórios que participaram do ensaio, apenas 13 apresentaram conformidade em todos os testes realizados, ou seja, apresentaram 100% de acertos nas análises realizadas. Dentre estes 13 laboratórios, encontra-se o Laboratório de Análise de Sementes da Unijuí, vinculado ao Departamento de Estudos Agrários.

“Estes dados reafirmam a confiança nos resultados das análises prestadas pelo laboratório a seus clientes e nas análises para ensino e pesquisa”, afirma o professor Roberto Carbonera, coordenador do curso de Agronomia da UNIJUÍ.

Este ensaio de proficiência determinou o desempenho individual dos participantes para os ensaios propostos, monitorar continuamente o desempenho, propiciar subsídios para a identificação e solução de problemas analíticos, identificar diferenças interlaboratoriais, agregar valor ao controle da qualidade e fornecer confiança adicional aos clientes dos participantes.

Os testes consistiram nas seguintes análises: análise de pureza de sementes, envolvendo a porção de sementes puras, material inerte e outras sementes; análise de germinação, envolvendo percentagem de plântulas normais, plântulas anormais, sementes duras e sementes mortas; identificação, classificação e quantificação de sementes, envolvendo número de sementes de espécies cultivadas, espécies silvestres, nocivas toleradas e sementes de espécies nocivas proibidas. Ou seja, foram analisados quinze parâmetros em cada amostra.

A interpretação dos desempenhos dos participantes foi realizada através do valor de referência e tabelas de tolerâncias das Regras para Análise de Sementes (RAS) (BRASIL, 2009). Foram seguidas as orientações da ABNT ISO/IEC 17043, ISO 13528 e RAS (BRASIL, 2009). A Coordenação deste Ensaio de Proficiência foi conduzida pela Secretaria Executiva da Rede Metrológica do RS, com o apoio dos integrantes da equipe técnica do LASO/DLAB/LANAGRO/RS e da Rede Metrológica RS.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.