Professores e alunos do Curso de Agronomia discutem agrotóxicos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Encontro foi realizado em Porto Alegre

Os professores do Departamento de Estudos Agrários (DEAg) Sandra Fernandes, Cleusa Krüger e Roberto Carbonera, juntamente com um grupo de alunos do Curso de Agronomia, estiveram presentes no “Encontro Gaúcho: Agrotóxicos, receituário agronômico e alimento seguro. A vida em primeiro lugar”, promovido pelo CREA-RS.

O encontro teve como objetivo contribuir para a valorização das ações dos profissionais de Agronomia desenvolvidas junto à sociedade, visando garantir a segurança alimentar por meio de uma agricultura sustentável. “A que  prática da agricultura moderna implica na alteração dos ecossistemas, e, quase sempre, no surgimento de pragas e doenças nas plantas. Para garantir a produção agrícola, cabe aos Engenheiros Agrônomos orientar o manejo das culturas, sendo os agrotóxicos uma das ferramentas agronômicas utilizadas para o controle dos organismos indesejáveis”, afirma Carbonera.

“Ganha destaque o fato de o Brasil ter se tornado o maior consumidor mundial de agrotóxicos, o que leva a categoria agronômica a uma necessária reflexão, uma vez que envolve grandes interesses econômicos e, como consequência, a possibilidade de ocultamento do risco, via permissividade da venda e do uso. Diante disto, a Câmara Especializada de Agronomia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS (CREA-RS), juntamente com entidades co-promotoras realizaram em Porto Alegre nos dias 12 e 13 de setembro de 2012, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o encontro, aprofundou a discussão sobre o tema. O ensino de Agronomia também foi abordado no encontro, tendo a professora Sandra Fernandes participado como painelista”, explica Carbonera.

Ao final do encontro, o posicionamento da categoria resultou em uma carta de reivindicações e sugestões entregue ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimentos, Mendes Ribeiro Filho, presente ao evento, ao representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Eng. Agr. Marco Pavarino; e aos deputados Marisa Formolo, Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente; e Ernani Polo, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. O documento também será encaminhado ao presidente do Confea, Eng. José Tadeu; ao diretor da Anvisa, Dirceu Barbano; aos secretários estaduais de Agricultura, Pecuária e Agronegócio e Desenvolvimento Rural, Luiz Fernando Mainardi, e da Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan; e ao presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Alexandre Postal.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.