Três Passos: Desafio Empreendedor buscou ideias para agregação de valor em atividades do Polo Oleoquímico - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

                 

O campus Três Passos realizou uma nova edição do Desafio Empreendedor. Aproveitando o processo de reabertura do Polo Oleoquímico do município, que recentemente teve um empreendedor selecionado para a realização de atividades industriais, os estudantes do curso de Administração foram desafiados a resolver uma demanda trazida pelo próprio empresário Dirceu José Diel, da empresa Natural Óleos e Essências Aromáticas, que é a necessidade da agregação de valor na produção de óleos essenciais que a empresa produz.

Orientados pelos professores Remi Dama e Ariosto Sparemberger, coordenador do Curso, além da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit), por meio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológicas (Criatec), os estudantes foram divididos em quatro equipes. Após mentorias e orientações, os quatro grupos realizaram a defesa das ideias para uma banca avaliadora, atividade que encerrou esta edição do Desafio e foi realizada na noite de segunda-feira, dia 09.

A ideia vencedora propôs a criação de uma linha de produtos para serem utilizado em aromaterapia. “Os estudantes trouxeram dados muito interessantes para embasar esta proposta, um mercado a ser explorado”, observa a coordenadora da Criatec, que acompanhou as atividades, Maria Odete Palharini.

Também marcando o Dia do Administrador, comemorado em 09 de setembro, a banca de avaliação contou com a participação do egresso do curso, Dünner Bönemann.

Sobre o Polo Oleoquímico

No dia 23 de agosto, a Unijuí tornou público o resultado do edital de reativação do Polo Oleoquímico de Três Passos. O momento foi realizado no Campus da Unijuí, com a presença do empreendedor Dirceu José Diel, da empresa Natural Óleos e Essências Aromáticas, da cidade de Tiradentes do Sul, fundada em 1992.

A Instituição abriu edital público na busca de interessados na exploração industrial e comercial de produtos derivados da cadeia produtiva de plantas aromáticas, condimentares e medicinais e selecionou a proposta em questão. A empresa vencedora vai desenvolver produtos a partir do óleo de citronela, tais como repelentes, desinfetantes, aromatizantes, entre outros. “Há muito tempo eu já vinha com a intenção de industrializar óleos essenciais aqui na região. E, agora, com esta oportunidade oferecida pela Unijuí, vou conseguir colocar em prática o projeto”, avaliou Dirceu José Diel.

Além da Cessão de Uso Remunerado de Bens Móveis e de Bem Imóvel de parte da estrutura do Polo, um dos critérios do edital prevê que o empreendedor compartilhe a estrutura industrial para o desenvolvimento de pesquisas científicas de novos produtos e de transferência de tecnologia nesta área, bem como para o desenvolvimento de atividades de estágios, de ensino e de extensão universitária da Fidene/Unijuí. O selecionado também deverá participar de uma Incubação Externa de Empresas da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica Unijuí (Criatec).


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.