Pesquisas por observação avaliam o comportamento do consumidor no varejo - Unijuí

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Estudantes do Curso de Administração da Unijuí, Campus Panambi, praticam o método de pesquisa por observação em empresas nas cidades de Panambi e Condor.

      

As pesquisas de mercado se constituem de planejamento, coletas sistemáticas, e análises de dados a respeito de um determinado mercado, que é composto por um grupo específico de consumidores reais e potenciais de bens e serviços em uma determinada área geográfica. As pesquisas são fundamentais para apoiar os gestores nos processos de tomada de decisão e ajudam a minimizar os riscos, pois eles identificam informações a respeito das características, atitudes e comportamentos das pessoas que integram um mercado consumidor.

O Curso de Administração da Unijuí, campus Panambi, possui uma disciplina que aborda os diferentes métodos, abordagens e procedimentos técnicos para capacitar os acadêmicos a realizarem pesquisas de mercado. Um dos tipos de estudo de caráter descritivo é chamado de pesquisa por observação, que consiste no registro sistemático de padrões de comportamento das pessoas, objetos e eventos, a fim de obter informações sobre o fenômeno de interesse. Nesse método não se interroga as pessoas que estão sendo observadas, nem se comunica com elas e as informações são registradas à medida que os eventos ocorrem. Um dos principais benefícios é que o método observacional permite a avaliação do comportamento real dos consumidores, pois ele age naturalmente num determinado ambiente de compra enquanto os dados são registrados.

Buscando exercitar o método por observação, os alunos da disciplina de Pesquisa de Mercado foram a campo e realizaram 1.215 observações na primeira semana de abril de 2017, em diferentes empresas nos municípios de Panambi e Condor. Foram registrados dados como tipo e quantidade de produtos comprados, marcas mais adquiridas, associações de produtos, preferência de compra dos homens e das mulheres, comportamento dos clientes comprando sozinhos ou acompanhados, dentre outras curiosidades que o método permitiu investigar.

Algumas informações coletadas evidenciaram que 84% dos compradores de bebidas alcoólicas em supermercados tendem a escolher a sua bebida em menos de 3 minutos, 78% são homens, 43% com idade entre 31 a 35 anos e 71% está sozinho no momento da compra. A bebida mais comprada é a cerveja, com 76%, seguida dos destilados com 17% e vinho com 6%. Com relação à marca, a cerveja Brahma em latão tem a preferência de 37% dos consumidores.      

Nos postos de combustíveis percebeu-se que 82% das pessoas que abasteceram eram do sexo masculino, 55% dos clientes preferiram a gasolina aditivada e que 76% abasteceram todo o tanque. Percebeu-se que nos dias da pesquisa a gasolina aditivada estava em promoção. Nestes estabelecimentos, 56 dos consumidores fizeram o pagamento à vista e 81% não comprou nada na conveniência do posto. 

Com relação ao consumo de carne, observou-se que preferida é a bovina, com 54% dos consumidores. Comparando a compra de carne no final de semana com o dia de semana, evidenciou-se que no final de semana a preferência da carne é para churrasco, com 65% dos clientes, sendo a maioria homens. Já nos dias de semana a carne mais escolhida é para o dia a dia, como bifes e demais cortes, com 91% dos clientes, sendo a maioria mulheres.

            

Nas lojas de vestuários, observou-se que 82% dos clientes são do sexo feminino e que 80% das pessoas que entraram nas lojas compraram alguma coisa. O tempo médio de permanência na loja foi de 16 minutos e 43 segundos e a forma de pagamento preferida é o cartão de crédito ou o crediário direto com a loja. Nas farmácias as mulheres também são a maioria dos clientes, representando 71% e em 60% dos casos a compra foi de medicamentos. O tempo de permanência na farmácia foi de até 10 minutos para 54% dos clientes, sendo que as mulheres demoram em média 5 minutos a mais que os homens, pois observam mais os rótulos dos produtos, fazem mais perguntas e pedem mais desconto.

Aproveitando o clima de Páscoa, observou-se também a compra de chocolate. Percebeu-se que das pessoas que visitaram as gôndolas de chocolate, 58,75% são mulheres e 80% possuem mais de 25 anos.  As marcas mais compradas de chocolates foram, em primeiro lugar Lacta, seguido da Neugebauer e  Nestlé. A barra de chocolate foi a preferida, em 41% das compras, seguida da caixa de bombom com 22% e do ovo de chocolate com 17%. Identificou-se que o preço médio da barra de chocolate é de R$5,37, R$8,84 da caixa de bombom e R$41,95 do ovo de chocolate. Percebeu-se ainda que as pessoas que estavam acompanhadas compraram mais do que as que estavam sozinhas. E que a mulher leva no mínimo 10 minutos para efetuar a compra, enquanto o homem leva no máximo 5 minutos. 

Os professores da disciplina, Fernanda Pasqualini e Luciano Zamberlan, ressaltam que, embora as observações tenham sido realizadas em uma única semana, estas informações e muitas outras coletadas trazem vários subsídios que permitem aos gestores elaborarem uma série de ações no ponto de venda a partir do comportamento que os consumidores apresentaram. Destacam ainda que além dos alunos se apropriaram das bases teóricas e técnicas de pesquisa, é fundamental que estas sejam exercitadas ao longo da disciplina, pois um bom pesquisador de mercado se aperfeiçoa a partir da prática.  


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