Estudantes de Administração realizam práticas de pesquisa por observação - Unijuí

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Dados de tempo de permanência dos clientes nas lojas, quantidade de itens comprados, marcas mais adquiridas, associações de produtos, taxas de conversão de clientes, comportamento de clientes comprando sozinhos e acompanhados, dentre outras curiosidades, o método permitiu investigar.

As pesquisas de mercado se constituem de planejamento, coletas sistemáticas, e análises de dados a respeito de um determinado mercado, que é composto por um grupo específico de consumidores reais e potenciais de bens e serviços em uma determinada área geográfica. As pesquisas são fundamentais para apoiar os gestores nos processos de tomada de decisão e ajudam a minimizarem os riscos à medida que esses estudos identificam informações a respeito das características, atitudes e comportamentos das pessoas que integram um mercado consumidor.

O Curso de Administração da Unijuí possui uma disciplina que aborda os diferentes métodos, abordagens e procedimentos técnicos para capacitar os acadêmicos a realizarem pesquisas de mercado.  Um dos tipos de estudo de caráter descritivo é chamado de pesquisa por observação, que consiste no registro sistemático de padrões de comportamento das pessoas, objetos e eventos, a fim de obter informações sobre o fenômeno de interesse. Nesse método não se interroga as pessoas que estão sendo observadas, nem se comunica com elas e as informações são registradas à medida que os eventos ocorrem. Um dos principais benefícios é que o método observacional permite a avaliação do comportamento real dos consumidores, pois ele age naturalmente num determinado ambiente de compra enquanto os dados são registrados.

Buscando exercitar o método por observação, os alunos da disciplina de pesquisa de mercado foram a campo e realizaram 1.065 observações em um sábado, em diferentes empresas nos municípios de Santa Rosa, Três de Maio, Horizontina, Santo Cristo, Tucunduva, Cândido Godói, Porto Mauá e Senador Salgado Filho. Foram registrados dados de tempo de permanência dos clientes nas lojas, quantidade de itens comprados, marcas mais adquiridas, associações de produtos, taxas de conversão de clientes, comportamento de clientes comprando sozinhos e acompanhados, dentre outras curiosidades que o método permitiu investigar.

Algumas informações coletadas evidenciaram que os compradores de lojas populares de vestuário tendem a permanecer em média 17 minutos e 29 segundos comprando, 58% das pessoas vão acompanhadas e 72% do fluxo de clientes é composto por mulheres. O tempo de permanência é maior quando a mulher vai acompanhada de outra mulher e se reduz quando ela vai acompanhada por um homem. Verificou-se também que 31% das pessoas que adentraram à loja saíram sem comprar nenhuma mercadoria.

Nos supermercados percebeu-se que 33% das pessoas que faziam suas compras no sábado adquiriam cerveja, sendo que 81% dessas pessoas eram do sexo masculino. A quantidade média é de 6,8 unidades por cliente, sendo que 77,6% comprou cerveja em lata. Dentre os que compraram cerveja, 64,4% foram sozinhos ao supermercado. Quase metade das pessoas que comprou carne no açougue também adquiriu algum tipo de bebida.

Nas farmácias houve um equilíbrio maior no fluxo de clientes entre mulheres (56%) e homens (44%) e a maioria costuma ir sozinha a estes estabelecimentos (81%). No sábado observado a maior parte das pessoas que usou a balança para verificar o peso foi composta por homens e quase todas as mulheres que adentraram aos estabelecimentos passaram pelo setor de maquiagens e cosméticos da farmácia.

O professor Luciano Zamberlan, que atua na disciplina de Pesquisa de Mercado, ressalta que, embora as observações tenham sido realizadas em um único dia, estas informações e muitas outras coletadas trazem vários subsídios que permitem aos gestores elaborarem uma série de ações no ponto de venda a partir do comportamento que os consumidores apresentaram. Destaca ainda que além dos alunos se apropriaram das bases teóricas e técnicas de pesquisa, é fundamental que estas sejam exercitadas ao longo da disciplina, pois um bom pesquisador de mercado se aperfeiçoa a partir da prática.


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