Pesquisa avalia características empreendedoras de proprietários de empresas varejistas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

 

 

Pesquisa realizada por estudantes do Curso de Administração da Unijuí avaliou características empreendedoras de 172 proprietários de empresas varejistas de bens e serviços de quatro municípios da Região Fronteira Noroeste.

O empreendedorismo está diretamente relacionado ao uso de recursos de forma criativa e inovadora, à capacidade assumir riscos calculados e à busca de novas oportunidades. Ele é um processo que ocorre em diferentes ambientes, empresariais ou sociais, provocando mudanças através da inovação realizada por pessoas que geram ou aproveitam oportunidades, que criam e realizam atividades de valor tanto para si próprios quanto para organizações e para a sociedade.

Buscando compreender esse fenômeno, estudantes da disciplina de Administração Empreendedora, do Curso de Administração da Unijuí, realizaram uma pesquisa com 172 proprietários de empresas varejistas nos municípios de Santa Rosa, Três de Maio, Santo Cristo e Horizontina.  O estudo, denominado “Perfil do Empreendedor do Varejo”, objetivou identificar características empreendedoras destes empresários, barreiras para a criação de novos negócios, motivação para empreender, carências para a gestão, confiança dos empresários e perfil sociodemográfico dos entrevistados.

Cada conjunto de dados foi distribuído a um grupo de alunos que preparou uma análise das informações coletadas na pesquisa. As acadêmicas Letícia Luísa Ullerich, Duane Alessandra dos Santos e Leidi Lacieli da Luz avaliaram as principais características empreendedoras, classificando-as na ordem que os empresários julgavam mais importantes para a obtenção de sucesso em seus negócios. Foram apresentadas aos empresários 30 características, agrupadas em seis dimensões, sendo elas: (1) Comprometimento e Determinação, (2) Obsessão pelas Oportunidades, (3) Tolerância ao Risco e Incertezas, (4) Criatividade, Autoconfiança e Habilidade de Adaptação, (5) Motivação e Superação e (6) Liderança. De acordo com os empresários entrevistados, dentre todas as características listadas, as 10 consideradas mais importantes para que se empreenda com sucesso no varejo são:

 

Além das características empreendedoras, as alunas geraram uma pontuação a partir das respostas de cada empresário, buscando avaliar o desempenho de acordo com uma escala que avalia o potencial empreendedor dos pesquisados. Os resultados evidenciaram que 60,4% dos empresários tiveram entre 120 e 150 pontos, o que considera que o indivíduo possui características comuns aos empreendedores de sucesso e tem capacidade de se diferenciar no mundo dos negócios. Um grupo formado por 38,4% obteve de 90 a 119 pontos, o que demonstra a presença de características e comportamento empreendedor, mas que ainda necessita equilibrar pontos ainda fracos com os pontos já fortes. Apenas 1,2% ficaram com pontuação de 60 a 89 pontos, que demonstram que há mais pontos fracos do que fortes no que tange ao comportamento empreendedor.

De acordo com o coordenador do Curso de Administração, professor Luciano Zamberlan e que também esteve à frente desta disciplina, a pesquisa proporcionou aos alunos uma interação direta com os empresários, permitindo conhecer com profundidade as características dos empreendedores, permitiu desenvolver nos alunos a capacidade analítica e a reforçar aspectos que são importantes para que eles próprios possam vir a empreender no futuro. Além disso, os dados possibilitam identificar pontos importantes que podem vir a ser trabalhados e potencializados com o propósito de aumentar a taxa de sobrevivências de empresas que atuam neste segmento tão importante para a geração de emprego e renda que é o varejo.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.