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Atividades realizadas na disciplina de Administração Empreendedora do Curso de Administração promovem integração com o meio empresarial e com processos de pesquisa.
O projeto pedagógico do curso de Administração da Unijuí instituiu uma disciplina denominada Administração Empreendedora no primeiro semestre que tem o propósito de apresentar aos alunos a proposta do curso, as perspectivas profissionais no campo da gestão e a fomentar o empreendedorismo desde o início do seu processo de formação.
Além dos aspectos conceituais relacionadas com a fundamentação do processo administrativo e das principais funções da administração, a disciplina desenvolveu um conjunto de atividades que visaram aprofundar o debate em torno do comportamento empreendedor. As aulas tiveram a participação de empresários, da incubadora de empresas da Unijuí e do Sebrae, procurando apresentar dados, desafios e oportunidades direcionadas ao ambiente de negócios.
Aliado a isso, todos os alunos da disciplina participaram da Olimpíada Empreendedora da Unijuí, permitindo que pudessem expor suas ideias tanto na categoria de negócios quanto na de soluções sociais. O envolvimento resultou na classificação de duas equipes formadas por acadêmicos da disciplina classificadas para a etapa regional.
Essa disciplina também integra a cadeia de pesquisa do curso de Administração, cujas disciplinas integrantes têm o desafio de estimular o uso de técnicas de investigação científica para que os alunos exercitem essas práticas ao longo de todo o curso. Um dos métodos adotados foi a entrevista em profundidade, para o qual cada aluno utilizou-se de um roteiro semiestruturado para entrevistar um empreendedor. Esta ação, denominada “Diálogo com o Empreendedor” teve o intuito de aproximar os acadêmicos com os empresários para que avaliassem as motivações, oportunidades, dificuldades e fatos curiosos que ocorreram na trajetória destes entrevistados.
Com base nas entrevistas e nos referenciais teóricos da disciplina, elaborou-se um questionário estruturado que os alunos aplicaram a 172 empresários do setor de varejo. A pesquisa, descrita como “Perfil do Empreendedor do Varejo” avaliou as principais características empreendedoras que os entrevistados possuem, as barreiras enfrentadas e o que os motivou a abrirem um negócio. Além disso, foram identificadas as principais carências de qualificação que esses empresários necessitam para melhorar a gestão de suas empresas, o perfil sócio demográfico e o grau de confiança com relação à economia, ao setor de atividade varejista e às suas próprias empresas.
De acordo com o professor Luciano Zamberlan, coordenador do Curso do Campus Santa Rosa e que também esteve à frente desta disciplina, o propósito das atividades foi de gerar maior interação dos alunos com os empresários, fazendo com que aprendessem também com as experiências destas pessoas. Além disso, objetivou-se estimular o comportamento empreendedor dos acadêmicos por meio da Olimpíada e também fomentar a prática da pesquisa acadêmica, demonstrando a importância deste processo e das informações coletadas para o desenvolvimento intelectual deles.