|
O trabalho “Sucessão Rural Familiar: Desafios e Perspectivas no Município de Catuípe – RS”, de autoria da Administradora Naiara Walter Pieper, foi premiado com o terceiro lugar no Prêmio Astor Roca de Barcellos, promovido pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS).
O trabalho foi orientado pelo professor Dr. Marcos Paulo Dhein Griebeler, do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC/UNIJUÍ).
O prêmio, criado em 2012 pelo CRA-RS, tem o objetivo de divulgar e valorizar as pesquisas realizadas por estudantes dos cursos de Bacharelado em Administração que oferecem apoio ao desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil.
Segundo Naiara Pieper, a agricultura está relacionada com fatores fundamentais como a alimentação e questões humanitárias, a gestão responsável dos recursos do planeta e controle das consequências ambientais e ainda a questão econômica, sendo impulsionadora do desenvolvimento. Nesse contexto, o processo sucessório deve ser considerado como vital para a sobrevivência dessa atividade. “A partir disso definiu-se como objetivo identificar os desafios e perspectivas sobre a sucessão familiar nas propriedades rurais de Catuípe”, destaca a autora.
O estudo examinou a sucessão, com uso da pesquisa bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso, na visão dos agricultores e da administração municipal, e envolveu a aplicação de 40 questionários e a realização de uma entrevista. “A metodologia utilizada propiciou a identificação de gargalos internos e externos as propriedades rurais e com base nestas elaborou-se ações que visam a viabilidade de um processo sucessório efetivo, considerando as particularidades e necessidades da região”, finaliza Naiara. O trabalho completo pode ser acessado na Biblioteca Digital da UNIJUÍ.