|
A acadêmica de Administração da Unijuí, Valquíria Colatto Martins, teve a aprovação de dois artigos científicos no XXIV Encontro Brasileiro de Administração e no XI Congresso Mundial de Administração, eventos conjugados que ocorreram de 1° a 5 de setembro, em Porto Alegre.
O evento, com tema central a “Administração Evolutiva: Ciência, Cultura e Inovação, 50 anos de história”, teve apenas 44 trabalhos aprovados por professores avaliadores do Brasil e do Exterior. A acadêmica foi a única a representar a Unijuí e a região na área de Inovação.
Os artigos são resultado da pesquisa que vem sendo realizada desde 2012, quando a acadêmica ingressou como Bolsista de Iniciação Científica no projeto “Produção, Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade: Estratégias e Ações de Pequenas e Médias Indústrias do Noroeste Rio Grande do Sul”. Este projeto, por sua vez, é vinculado ao GEPITE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, coordenado pelo Professor Dr. Dieter Rugard Siedenberg, do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC).
Para a realização da pesquisa e coleta dos dados foi elaborado um questionário que contemplou questões sobre o processo de inovação nas empresas, tendo como principal referência o Manual de Oslo, que tem o objetivo de orientar e padronizar conceitos, metodologias e construção de estatísticas e indicadores de P&D em países industrializados. A partir da coleta dos dados foram desenvolvidos diversos trabalhos já publicados em outros eventos e revista científica da área.
Valquíria Martins salienta a importância da trajetória que vem desempenhando como bolsista do curso de Administração da Unijuí, sendo três anos de constante pesquisa científica que resultaram na construção de sua carreira acadêmica.
Artigos apresentados
O primeiro artigo intitulado “Diferenças na gestão da inovação em empresas dos setores metal-mecânico e têxtil”, teve como objetivo analisar as principais diferenças na gestão da inovação em 29 indústrias divididas entre os setores metal-mecânico e têxtil, localizadas na região noroeste do RS. Os principais resultados deste trabalho foram: quanto ao processo de inovação o setor Metal-mecânico apresentou maior percentual de empresas que inovam para o mercado, enquanto que as empresas do setor Têxtil, em grande parte, buscaram lançar produtos considerados uma imitação da concorrência. E o setor Metal-mecânico apresentou maior preocupação em proteger seus ativos intangíveis.
O segundo artigo intitulado “A inovação em cooperativa de grande porte do setor de fabricação de alimentos”, teve como objetivo analisar o processo de inovação em uma Cooperativa de grande porte localizada na região noroeste do RS. Os resultados deste estudo evidenciaram que o processo de inovação na Cooperativa conta com o apoio financeiro e gerencial de fontes externas; tem a participação dos funcionários e da universidade no desenvolvimento das inovações; o cliente é visto como principal origem das ideias de novos produtos e processos; e constatou-se que a organização realiza investimento bastante significativo em atividades de inovação.