No último sábado (08.07), aconteceu mais uma edição do Chá EFAmília no Centro de Eventos São Geraldo. O evento contou com a colaboração do Conselho de Pais, funcionários, professores e estudantes da EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis. A tarde foi marcada com lindas apresentações, trazendo as crianças da Educação Infantil, Anos Iniciais e o projeto de Balé da EFA.
Os estudantes dos 5º anos da EFA (Centro de Educação Básica Francisco de Assis), na aula de Arte com a professora Vivian Lunardi, tiveram a oportunidade de participar, nos dias 13 e 27 de junho, de uma Oficina de Stop Motion e Criação de Narrativas.
O primeiro encontro aconteceu no auditório da Escola, onde a professora Rúbia Schwanke e a jornalista e técnica do laboratório da Unijuí, Andriele Müller, compartilharam conhecimentos sobre os conceitos fundamentais da técnica de Stop Motion. Além disso, elas auxiliaram os estudantes na criação de suas próprias histórias, mostrando caminho e possibilidades enquanto animação de personagens.
A arte e suas tecnologias se unem, se misturam e influenciam, apresentando-se de diferentes maneiras em nossa contemporaneidade, esta é uma delas, haja vista o seu processo.
O último encontro ocorreu no prédio 34, no campus da Unijuí, proporcionando aos estudantes a oportunidade de colocarem em prática suas histórias previamente definidas, ao realizar as gravações para a produção de um filme de animação. Essas atividades fazem parte de uma colaboração entre o CTEE e a Jornada de Pesquisa atualmente em andamento nas turmas.
Encerrando a programação do Mês do Meio Ambiente da Unijuí, foi realizada nesta terça-feira, 27 de junho, a revitalização do Espiral de Ervas Aromáticas, localizado no campus Ijuí. A ação contou com a participação de alunos das turmas B21 E B22, do 2º ano do Ensino Fundamental do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA).
Para a revitalização, foi realizado um trabalho prévio envolvendo os alunos e suas famílias, onde cada criança trouxe uma muda de planta para o Espiral. Entre elas, mudas de chás e temperos como, hortelã, capim cidreira, alecrim e sálvia.
A atividade foi coordenada pela professora do curso de Ciências Biológicas da Unijuí, Juliana Fachinetto, que destaca que a ação visa integrar as crianças para que elas se sintam pertencentes ao ambiente. "A atividade tem por objetivo proporcionar que as crianças tenham contato com a natureza. Isso estimula elas a pensar no meio ambiente. Além disso, receber os alunos no espaço da Universidade é importante para que conheçam os espaços”.
A professora frisa ainda a necessidade de se desenvolver a consciência ambiental com o público infantil. "As crianças são o nosso futuro. Por isso, precisamos que elas estejam engajadas em cuidar e pensar o ambiente".
Ao longo do mês de junho diversas ações foram realizadas na Universidade em alusão ao Mês do Meio Ambiente. Entre elas, o recolhimento de resíduos de eletroeletrônicos, pilhas, guarda-chuva e óleo de cozinha; exibição de documentário sobre descarte; oficina de reaproveitamento de alimentos; e um mutirão de limpeza contra a Dengue.
No dia 13 de junho, os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental da EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis, participaram de uma oficina de Paper Toy, no componente de Arte, em parceria com os cursos de Design, Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, ministrado pela coordenadora e professora dos referidos cursos, Diane Johann e pela estagiária Érica Cansi.
Os Paper Toys são uma variação da arte japonesa de dobrar papel, mais conhecida como Origami. A diferença é que, além de dobraduras, esse tipo de brinquedo também envolve recortes e colagens, ampliando as possibilidades para criar figuras e cenários detalhados, sem contar que torna o objeto mais resistente.
Para as crianças, essa técnica é excelente para melhorar a concentração, aguçando a imaginação enquanto exercita o foco, além de desenvolver a coordenação motora ao exigir o cuidado com cada ação ou movimento sobre a peça. É um momento para o indivíduo testar suas habilidades com diferentes processos, desde o recorte preciso da folha até a pressão aplicada durante a colagem. A partir de um molde impresso em uma folha de desenho, os estudantes puderam recortar, dobrar e colar as partes para formar a miniatura tridimensional do personagem Lorax.
“Todo esse processo e elementos que foram trabalhados e explorados fazem parte dos objetos de conhecimento que a turma vem estudando e que, posteriormente, num percurso de diferentes propostas em nosso ensino globalizado, farão parte da Jornada de Pesquisa que a turma está desenvolvendo e que será socializado junto às famílias”, explica a professora de Arte, Vivian Lunardi.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.