No dia 13 de junho, os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental da EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis, participaram de uma oficina de Paper Toy, no componente de Arte, em parceria com os cursos de Design, Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, ministrado pela coordenadora e professora dos referidos cursos, Diane Johann e pela estagiária Érica Cansi.
Os Paper Toys são uma variação da arte japonesa de dobrar papel, mais conhecida como Origami. A diferença é que, além de dobraduras, esse tipo de brinquedo também envolve recortes e colagens, ampliando as possibilidades para criar figuras e cenários detalhados, sem contar que torna o objeto mais resistente.
Para as crianças, essa técnica é excelente para melhorar a concentração, aguçando a imaginação enquanto exercita o foco, além de desenvolver a coordenação motora ao exigir o cuidado com cada ação ou movimento sobre a peça. É um momento para o indivíduo testar suas habilidades com diferentes processos, desde o recorte preciso da folha até a pressão aplicada durante a colagem. A partir de um molde impresso em uma folha de desenho, os estudantes puderam recortar, dobrar e colar as partes para formar a miniatura tridimensional do personagem Lorax.
“Todo esse processo e elementos que foram trabalhados e explorados fazem parte dos objetos de conhecimento que a turma vem estudando e que, posteriormente, num percurso de diferentes propostas em nosso ensino globalizado, farão parte da Jornada de Pesquisa que a turma está desenvolvendo e que será socializado junto às famílias”, explica a professora de Arte, Vivian Lunardi.
Na tarde desta segunda-feira, 05, a turma 231 promoveu a primeira Mesa Literária de 2023, colocando em pauta um dos maiores clássicos da literatura brasileira, Os Sertões. O encontro aconteceu no Centro de Eventos da Unijuí e contou com a presença das demais turmas do Ensino Médio da escola.
De acordo com o professor doutor Leandro Renner de Moura, responsável pela disciplina, “o objetivo do projeto Mesa literária é aproximar os estudantes das obras clássicas da literatura brasileira , proporcionando um ambiente agradável de reflexão e diálogo”.
Ao longo do primeiro trimestre, os estudantes conheceram o “Pré-Modernismo”, um movimento de transição marcado por uma evidente mudança nas preocupações dos poetas e da literatura como um todo. Neste percurso, passamos pelas características estéticas e temáticas desse período, encontrando os seus representantes, dentre eles, Euclides da Cunha com sua obra Os Sertões, a primeira sugestão de leitura do ano.
O livro é extenso, composto aproximadamente por 700 páginas, e trata da Guerra de Canudos (1896-1897), liderada por Antônio Conselheiro, ocorrida no interior da Bahia, na qual Euclides da Cunha presenciou uma parte do conflito como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo. O clássico possui um caráter crítico e realista nunca antes abordado na literatura brasileira, e por meio de uma linguagem cientificista, Euclides recrimina o nacionalismo e ufanismo exacerbado da sociedade da época, mostrando a face cotidiana e realista do país e das pessoas que o compõem. Os Sertões é uma espécie de epopeia da vida sertaneja em sua luta diária contra a seca, a miséria e o abandono das autoridades.
Após a leitura do livro, a turma iniciou a organização da Mesa, começando pela divisão das três partes principais: a Terra, o Homem e a Luta, assim como a biografia do autor, as expedições realizadas pelo exército, a nova fase da luta e os últimos dias da guerra de Canudos.
No Centro de Eventos da Unijuí, as turmas foram recepcionadas com música ambiente, painel de fotografias e imagens do autor, da obra e do conflito. Na apresentação, os grupos mostraram excelente nível de apropriação da leitura, destacando passagens e trechos, à medida que explicavam a estrutura, a linguagem e as tematizações feitas por Euclides da Cunha ao longo do livro.
“Acreditamos ter alcançado nosso objetivo de aprendizagem e pretendemos dar continuidade ao projeto, para que outras turmas possam vivenciar este encontro autêntico com a Literatura e as suas produções”, destacou o professor.
O estudante Arthur Quadros, que participou da apresentação, destaca como foi o processo de organização e as contribuições dessa prática para a sua formação humana e intelectual. “A mesa literária foi uma experiência valiosa tanto para os alunos do 3º ano quanto para os demais estudantes do Ensino Médio. Essa atividade permitiu que a gente explorasse a literatura brasileira de maneira ainda mais profunda, fomentando discussões relevantes sobre a sociedade e a cultura retratadas na obra. Durante o processo de preparação da mesa literária, enfrentamos alguns obstáculos, como a pesquisa aprofundada e a organização das informações para apresentar de forma clara e interessante. No entanto, foi gratificante, ao final, ver o resultado do trabalho de todos. Acredito que tenha sido uma grande oportunidade. Eventos como esse nos aproximam ainda mais da literatura e do conhecimento, contribuindo para o nosso desenvolvimento acadêmico e pessoal”.
Na manhã da última segunda-feira, 05/06, no auditório da EFA, os alunos dos Anos Finais e Ensino Médio vivenciaram com muita música o lançamento da XXIV edição do Festidance. O festival de dança da EFA valoriza a expressividade, a criatividade, o diálogo e a elaboração coreográfica como meio de estudo, de socialização de saberes, de construção de conceitos.
O lançamento contou com a participação do artista Pimenta, trazendo algumas músicas ao vivo para abrilhantar a manhã, e também contou com a participação da professora e ex-diretora da Escola Maria do Carmo Pilissão, no qual acompanha desde o início a trajetória desta proposta na EFA. “O Festidance nasceu a partir de uma ideia proposta nas aulas de dança pela primeira turma do terceiro ano do Ensino Médio da Escola, no qual os alunos estavam se formando e queriam se apresentar, e tendo essa possibilidade que a EFA sempre nos deu em pensar diferente é que nasceu o festival, trazendo o respeito pedagógico para a escola relacionado à dança”, destaca a professora.
Nessa proposta, a EFA desde a sua essência busca um movimento cheio de sentidos, construído por meio de significados que possam modificar os sujeitos que se envolvem e constroem por meio da Dança, diferentes expressões que dizem muito sobre os seres humanos e suas mais variadas formas de se fazer entender.
O Festidance 2023 tem a coordenação dos professores de Educação Física da EFA, Silvana dos Anjos Prates Marchioro e Tatiana Bonfada Trevisan, e traz este ano como tema “Meu Brasil, brasileiro... Ritmos, Épocas e Músicas”, desafiando os estudantes a pensar a importância do ritmo e estilos musicais brasileiros, ao longo de diferentes épocas: 60,70,80,90 e 2000. As apresentações do festival acontecem no próximo dia 31 de agosto para as famílias, jurados e convidados especiais no Salão de Atos da Unijuí.
A EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis, dando continuidade aos preparativos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023, realizou nos dias 27 de maio e 3 de junho o primeiro simulado com os alunos do 2º e 3º Ano do Ensino Médio. As iniciativas visam reforçar as aprendizagens dos estudantes que farão o exame, que é considerado uma porta de entrada para o Ensino Superior. Este ano, o ENEM será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, em todo o Brasil.
O simulado teve a parceria da SOMOS Educação, seguindo os mesmos moldes adotados para a prova oficial, sendo realizado em dois dias, de acordo com as áreas do conhecimento e a redação, com vistas a simular este momento aos alunos e prepará-los para os futuros exames que cada um vir a realizar.
A estudante Cindy Goettems, do 3º ano, fala da importância de aproveitar a oportunidade que a escola está proporcionando. “O simulado me proporcionou um momento de autoconhecimento em relação aos conteúdos propostos, além de me preparar para os futuros desafios acadêmicos, tendo uma experiência realista das condições que um exame formal impõem. Uma experiência desafiadora, mas estimulante! Agora eu sei em quais áreas devo intensificar meus estudos. O simulado me ajudou a aprender que administrar o tempo é essencial, e que essa habilidade será crucial nas próximas avaliações. Oportunidades como essas são essenciais para que os alunos possam ter um contato com o futuro. São estas iniciativas que trazem diferenciais para a proposta pedagógica da EFA”, destaca.
Os alunos já participaram, no dia 24 de maio, de um aulão de redação no Profissional do Futuro da Unijuí, considerado o maior evento da Universidade, voltado aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Neste dia, os jovens também puderam conhecer os diversos cursos de graduação ofertados pela Instituição. Ambos os momentos foram de grande aprendizado, mostrando as possibilidades futuras que se apresentam aos alunos da Escola.
“A EFA sempre busca oferecer aos seus alunos inúmeras oportunidades para melhor prepará-los para os processos de ensino e aprendizagem, fazendo uso dos diferentes espaços que temos à disposição e de parceiros que se somam nestes processos”, destacou a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais e Ensino Médio, Vivian Belter Lunardi.
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