Na tarde desta segunda-feira, 05, a turma 231 promoveu a primeira Mesa Literária de 2023, colocando em pauta um dos maiores clássicos da literatura brasileira, Os Sertões. O encontro aconteceu no Centro de Eventos da Unijuí e contou com a presença das demais turmas do Ensino Médio da escola.
De acordo com o professor doutor Leandro Renner de Moura, responsável pela disciplina, “o objetivo do projeto Mesa literária é aproximar os estudantes das obras clássicas da literatura brasileira , proporcionando um ambiente agradável de reflexão e diálogo”.
Ao longo do primeiro trimestre, os estudantes conheceram o “Pré-Modernismo”, um movimento de transição marcado por uma evidente mudança nas preocupações dos poetas e da literatura como um todo. Neste percurso, passamos pelas características estéticas e temáticas desse período, encontrando os seus representantes, dentre eles, Euclides da Cunha com sua obra Os Sertões, a primeira sugestão de leitura do ano.
O livro é extenso, composto aproximadamente por 700 páginas, e trata da Guerra de Canudos (1896-1897), liderada por Antônio Conselheiro, ocorrida no interior da Bahia, na qual Euclides da Cunha presenciou uma parte do conflito como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo. O clássico possui um caráter crítico e realista nunca antes abordado na literatura brasileira, e por meio de uma linguagem cientificista, Euclides recrimina o nacionalismo e ufanismo exacerbado da sociedade da época, mostrando a face cotidiana e realista do país e das pessoas que o compõem. Os Sertões é uma espécie de epopeia da vida sertaneja em sua luta diária contra a seca, a miséria e o abandono das autoridades.
Após a leitura do livro, a turma iniciou a organização da Mesa, começando pela divisão das três partes principais: a Terra, o Homem e a Luta, assim como a biografia do autor, as expedições realizadas pelo exército, a nova fase da luta e os últimos dias da guerra de Canudos.
No Centro de Eventos da Unijuí, as turmas foram recepcionadas com música ambiente, painel de fotografias e imagens do autor, da obra e do conflito. Na apresentação, os grupos mostraram excelente nível de apropriação da leitura, destacando passagens e trechos, à medida que explicavam a estrutura, a linguagem e as tematizações feitas por Euclides da Cunha ao longo do livro.
“Acreditamos ter alcançado nosso objetivo de aprendizagem e pretendemos dar continuidade ao projeto, para que outras turmas possam vivenciar este encontro autêntico com a Literatura e as suas produções”, destacou o professor.
O estudante Arthur Quadros, que participou da apresentação, destaca como foi o processo de organização e as contribuições dessa prática para a sua formação humana e intelectual. “A mesa literária foi uma experiência valiosa tanto para os alunos do 3º ano quanto para os demais estudantes do Ensino Médio. Essa atividade permitiu que a gente explorasse a literatura brasileira de maneira ainda mais profunda, fomentando discussões relevantes sobre a sociedade e a cultura retratadas na obra. Durante o processo de preparação da mesa literária, enfrentamos alguns obstáculos, como a pesquisa aprofundada e a organização das informações para apresentar de forma clara e interessante. No entanto, foi gratificante, ao final, ver o resultado do trabalho de todos. Acredito que tenha sido uma grande oportunidade. Eventos como esse nos aproximam ainda mais da literatura e do conhecimento, contribuindo para o nosso desenvolvimento acadêmico e pessoal”.