Dando continuidade ao Projeto Literário “Histórias ao Pé do Ouvido” desenvolvido na Educação Infantil, a Turma A21 apresentou a história “O Grande Rabanete”. Este momento contou com a participação das crianças, que dramatizaram aos demais colegas. O livro conta a história de um vovô que planta um rabanete, e depois de crescido não quer mais sair do solo. Para ajudá-lo nessa árdua tarefa surge a vovó que chama a netinha que convida o cachorro, que chama o gato, e com a ajuda do rato obtém o sucesso.
A EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis, cumprindo com a exigência da Lei Federal nº 13.722, também conhecida como Lei Lucas, promoveu na última quarta-feira, 03, uma capacitação para os professores e funcionários da instituição. O objetivo do curso foi habilitar os profissionais da educação para identificar e agir preventivamente, prestando os primeiros atendimentos aos estudantes em caso de necessidade, ou seja, em situações de risco e emergência, visando a manutenção da vida, até a chegada do socorro especializado. A Lei Lucas foi sancionada no dia 04/10/2018 e obriga as escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.
O curso foi realizado pela MABE Treinamentos, com aulas teóricas e práticas através de bonecos profissionais, realizando a técnica de RPC - Ressuscitação Cardiopulmonar, que é o tratamento imediato para uma suspeita de parada cardíaca.
Na manhã do último sábado, 29 de abril, aconteceu o lançamento da Jornada de Pesquisa 2023 no Salão de Atos do campus da Unijuí com os Anos Finais e Ensino Médio, e os Anos Iniciais no auditório da EFA. Neste ano, a temática da jornada está relacionada à PESQUISA CINEMATOGRÁFICA: O CINEMA E SUAS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES, tendo como organização os professores da escola em seus diferentes níveis de ensino.
Durante o lançamento, os estudantes assistiram ao filme “A corrente do bem”, o qual retrata a história de um jovem estudante que teve a ideia de mudar o mundo através de um movimento de bondade humana proposto em sala de aula. Ao finalizar o filme, foi proposto para os estudantes da EFA uma corrente do bem, ligando para sua família ou alguém muito especial, dizendo o quanto gosta e se faz importante em sua vida. A proposta também foi lançada para a comunidade em parceria com a Rádio Unijuí FM.
Os estudantes também confeccionaram palavras em letras vazadas, unindo-se em uma corrente do bem com as demais turmas que estão expostas pela escola. Ainda, com a intenção de dar continuidade às atividades, os estudantes levaram para casa um marcador de página constando uma mensagem coletiva da escola, com ações a serem realizadas com as famílias em outros espaços.
A pesquisa sempre foi uma das nossas marcas na EFA, uma proposta que se inicia na Educação Infantil e se estende até o Ensino Médio. Nosso propósito é promover ações pedagógicas que intentem para a investigação, integrando diferentes áreas do conhecimento, em que a reflexão crítica, o questionamento, a dúvida, a comparação, a análise, a argumentação e a sistematização se façam presente. A jornada de estudos implica selecionar temas, conteúdos/conceitos ou problematizações decorrentes do que se propõe para cada turma, tendo como base o seu plano de trabalho.
Para o presente ano, será realizada uma Jornada Cinematográfica, tendo o cinema e as suas múltiplas possibilidades, buscando uma análise crítica com roteiro, nas diferentes áreas do conhecimento, em que cada turma, com base em seus objetos de conhecimento, possam pensar um filme a ser abordado amplamente em seus estudos de modo interdisciplinar, multidisciplinar ou transdisciplinariamente. Sendo assim, tem-se o cinema como linguagem e expressão artística, com a função de expressar ideias, sensações, provocando a reflexão e aprendizado.
Na última semana (24.04 a 28.04) aconteceu a primeira socialização de estudos dos Anos Iniciais desse ano, momento este de grande importância para as famílias interagirem com as aprendizagens de seus filhos.
A Turma B31 realizou as apresentações das pesquisas realizadas durante o decorrer dos meses, enquanto a Turma B41 apresentou os trabalhos em formato de vídeo dos cordéis criados pelos próprios estudantes, os quais também estavam expostos em uma corda em forma de livrete, sendo a capa criada com a técnica de xilogravura, na aula de Arte. Também apresentaram as suas aprendizagens sobre o Universo, criação dos "Lapbook" dos Planetas, maquete da escala planetária, conheceram números até a classe de bilhões pelas medidas dos diâmetros equatoriais dos planetas e o quanto cada um dista do sol, finalizando com as apresentações de suas pesquisas sobre um planeta do Sistema Solar.
A Turma B22 apresentou os estudos sobre o planeta Terra baseados no filme Wall-e, as questões ambientais, os quadros feitos a partir da visita ao museu e as pesquisas sobre as árvores observadas em casa, já a turma B11 socializou os estudos do projeto “Se eu fosse uma gotinha de água”, apresentou a história Plim Plim para as famílias, confeccionando gotas com dicas de economia de água. A turma B12 dramatizou para as famílias a história “O ovo da vida”, refletindo através da escrita significativa, palavras motivacionais para serem cultivadas durante o ano, além da apresentação das petecas produzidas nas aulas de Educação Física, e a turma B21 apresentou a dinâmica de rotação por estações, de acordo com os trabalhos confeccionados em sala de aula, como jogos matemáticos e diversos gêneros textuais. As turmas B51 e B52 finalizaram as socializações de estudos apresentando poesias produzidas sobre gêneros textuais, além das pesquisas realizadas em grupos sobre "A história das animações" com o enfoque na Jornada de Pesquisa/2023.
Na tarde da última quinta-feira, 27.04, os estudantes dos primeiros e segundos anos do Novo Ensino Médio da EFA participaram de um desafio de lego proposto pelos professores dos itinerários formativos. Na proposta, os alunos deveriam apresentar um protótipo de uma solução para o futuro da cidade de Ijuí utilizando as peças de lego. A construção foi sustentada pelos desafios anteriores, que foram a elaboração de um projeto de vida e a City tour por Ijuí, no qual tiveram a oportunidade de visualizar de forma crítica a cidade e assim entender que o futuro depende de nossos projetos, ações e otimismo.
O Novo Ensino Médio: Conexões EFA, acredita numa formação crítica e com o protagonismo no estudante, conectando-se à realidade que o cerca e propondo soluções sustentáveis embasadas no conhecimento científico escolar.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.