Aconteceu de 21 a 25/09, a I Jornada de Estudo e Pesquisa do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis/FIDENE, em continuidade as ofertas das Jornadinhas da infância e da jornada dos anos finais. A programação teve apresentação pública dos estudos orientados com temáticas decorrentes de estudos individuais e coletivos. Os grupos foram dividos em três ambientes diferenciados, organizados com materiais audiovisuais, livros, objetos, banneres e instrumentos capazes de dar visibilidade ao que cada grupo se propôs.
Durante a semana, turmas da escola, da educação infantil ao ensino médio, escolas convidadas como a E.E. Rui Barbosa, o Ruizinho e o IMEAB, pais, familiares e amigos participarsam das apresentações. As áreas de pesquisa são as mais diversas e envolvem componentes curriculares numa abordagem transdisciplinar. Foram temáticas escolhidas pelos alunos do 1º ano: foguetes, feudalismo, música-literatura, terror-medo, três poderes, a história do celular, a história do celular, medicina empírica, homofobia, efeito borboleta. 2º ano: Luz e cores, luz e visão- correção dos defeitos de visão, esquizofrenia, história da química, anfibios, transmissão de informações através de ondas eletromagnéticas, eco – esportes, aproveitamento da luz solar, transtornos alimentares e psicológicos, a origem do universo, farmácia-mitos e verdades na cosmética e o 3º ano: Itaipú-meio ambiente, Itaipu- pontos turísticos, Itaipu- energia, as três cidades, pólo astronômico, cataratas- Brasil e Argentina, Parque das Aves e Eco Museu. A próxima etapa agora é a participação no Salão do Conhecimento e na Mostra Interativa da produção estudantil em educação cientifica e tecnológica promovidos pela UNIJUI.
Segundo a diretora Rosane Nunes Becker, esta primeira edição surpreende pelo grau de engajamento, de estudos e orientações com professores e profissionais diversos da UNIJUI, além das famílias que contribuíram de forma significativa no resultado dos trabalhos. A escola como formadora se sente engrandecida pela qualidade, seriedade e aprofundamento dos temas, gerando novas e boas aprendizagens humanas e científicas.
|