Com a intenção de intensificar o processo construtivo da formação leitora e, no intuito de fortalecer a pesquisa na escola, o Centro de Educação Básica Francisco de Assis EFA propôs para 2016, como principal projeto pedagógico, a Jornada de Pesquisa Literária. No percurso da jornada diversas atividades estão sendo realizadas, dentre elas aconteceu a entrega de obras Literárias para alunos de todos os níveis Escolares. As crianças da educação infantil, anos Iniciais mais o sexto ano, receberam obras da Escritora Léia Cassol, o sétimo e oitavo ano do autor Gustavo Mello, já o nono ano e o Ensino Médio da Escritora Luciana Bertoldo. Após a leitura e sistematização das obras com os colegas, as turmas esperam a presença destes autores na Escola para debater as obras e imergir ainda mais no universo da Literatura. O projeto em si tem como objetivo principal fortalecer a leitura do texto literário, bem como consolidar o processo de formação do leitor desde as mais tenras idades. Para a continuidade das ações da Jornada estão sendo realizadas atividades como sistematização das pesquisas, recital, leitura coletiva, leitura dramatizada, personagem da semana, visita a Museus, e ainda a participação no programa Roda Gigante, da Radio da Unijuí FM. |
O Centro de Educação Básica Francisco de Assis /EFA, promoveu na última sexta feira, 29/04, uma mesa redonda com os professores da área de ciências humanas, Josei Fernandes Pereira, Telmo Farias de Souza, Gilmar Walker e Sandra Nunes. Participaram do evento alunos e professores das turmas do nono ano dos Anos finais e do Ensino Médio da Escola. A pauta girou em torno do cenário político atual em nosso país. Durante a semana os professores promotores do evento instigaram os alunos a levantar questionamentos a cerca da crise institucional pela qual passa o país. Estas dúvidas foram usadas como referência para construir o debate da sexta feira. A conversa contou com a mediação do professor de História, Josei Fernandes Pereira, e teve em sua abertura um fragmento de um vídeo do Filósofo Mário Sergio Cortela, que faz uma leitura sobre a importância do conhecer e participar da vida politica da sociedade e, acima de tudo, participar das decisões já que "os ausentes não tem voz". A crise econômica, assim como a retração da economia, a desinformação, o discurso de ódio nas redes sociais, os conflitos que se transformam confrontos, foram algum dos aspectos abordados na mesa redonda. Conforme foram respondendo as perguntas, os professores deixaram a mensagem para os alunos que é difícil prever o que vai acontecer daqui pra frente. Contudo, falaram sobre a importância de buscar na História e na Sociologia, casos similares ao que vivemos no cenário da política atual, em que buscar entender o problema na fonte é uma forma de fazer uma leitura mais clara do momento que estamos vivendo. Os professores avaliaram como positivo o debate, destacando a intensa participação dos alunos. A criticidade e a capacidade de argumentar e sustentar suas opiniões também, foi um aspecto enaltecido e considerado de extrema importância pelos professores em relação aos alunos, mostrando-se sujeitos ativos e pensantes, aptos a fazer a diferença na construção do futuro da politica do nosso pais.
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O Centro de Educação Básica Francisco de Assis EFA, realizou na última segunda feira, 26/04, a I Plenária do Ensino Médio de 2016. O evento foi organizado pela Coordenadora Pedagógica , professora Rosana Barros. Com a presença de todas as turmas do Ensino Médio no auditório da escola, a Diretora Rosane Nunes Becker em sua fala de abertura fez uma reflexão junto aos alunos relacionando a última etapa de escolaridade da educação básica, com a vida em toda sua trajetória, com o valor das escolhas que fazemos desde a mais tenra idade, da ousadia de correr riscos permanentemente, de se ter ganhos e perdas, de permitir-se desacomodar pelo movimento do pensamento, exercitado de forma divergente, coordenando pontos de vista e versões de fatos, como condição básica do exercício da cidadania. Em seguida, a coordenadora apresentou como se organiza o currículo do Ensino Médio e a legislação que rege esta etapa Escolar. Destacou as possibilidades de estudo que os alunos terão no decorrer do ano, com o projeto EFA, fazendo uso dos Espaços Institucionais EFA/UNIJUÍ para aulas práticas, viagens pontuais de estudos, simulados, estudos preparatórios para o ENEM. A professora salientou sobre o programa específico de orientação vocacional ao terceiro ano, realizado pelo curso de Psicologia da UNIJUÍ. Na oportunidade foram convidados para conversar com as turmas três egressos de 2015, são eles: Pedro Person, Carolina Atuati e Fernanda Viero que fizeram um paralelo de como foi a transição escola/Universidade. Os acadêmicos contaram que apesar da diferença e da cobrança no âmbito Universitário, a adaptação foi fácil, pois na EFA aprenderam a escrever artigos e resenhas, puderam realizar pesquisas orientadas, construíram-se críticos e inquiritivos e aptos a realizar uma boa performance universitária. . |
O Centro de Educação Básica Francisco de Assis /EFA tem como característica oportunizar os mais diversos tipos de projetos e experiências nas aulas de Educação Física. A professora Silvana Marchioro vem desenvolvendo projeto especial de Xadrez com suas turmas. O xadrez é um jogo de muita estratégia, onde é trabalhada a lógica matemática, a concentração, atenção, disciplina, criatividade entre outras habilidades. As crianças desde os dois anos de idade já estão tendo as primeiras experiências com o jogo e nesta etapa escolar, elas conhecem as peças e a história da Rainha e do Rei no castelo, explorando a imaginação infantil. As crianças incorporam as peças e fazem num primeiro momento um “Xadrez humano”, assim, se vestem como os personagens do tabuleiro e realizam brincadeiras como movimento das peças em círculo, trenzinho, exploraram os espaços, para frente, para trás, deslocam se livremente pelos lados, na diagonal e então num primeiro momento a criança passa a se familiarizar com o universo do Xadrez. Já com as turmas dos anos Iniciais e finais, a professora entregou livreto com as regras e normas básicas de movimentos do jogo. Nesta possibilidade de aprendizagem lúdica ampliam-se conhecimentos e se adquire a linguagem do jogo, estimulando a autoestima, a competição saudável e o trabalho em equipe. Segundo a professor Silvana, “sabendo da necessidade do desenvolvimento da concentração em crianças e adolescentes, propõe-se à prática do jogo de xadrez, o qual promove seu avanço intelectual possibilitando desta forma, resultados mais significativos dos conteúdos trabalhados em sala em decorrência do que o jogo possibilita”, sempre com o objetivo de desenvolver e estimular a importância de fazer experiências, vivenciar a possibilidade de descoberta e de entendimento do próprio estudante, com e sem material, no individual e no coletivo.
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