O terceiro ano do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis EFA realizou uma viagem de estudos até a Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu. O estudo lá realizado pela turma faz parte de um projeto interdisciplinar que envolve diretamente Física, Biologia, Geografia e Português, onde os alunos têm como objetivo final a organização de um artigo cientifico.
Segundo a professora de Física, Janete Strieder, a Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu é um exemplo de cooperação entre duas nações. Com a Itaipu, o Brasil desenvolveu uma tecnologia própria de construção de grandes barragens e incorporou ao setor elétrico uma usina que hoje responde por quase um quarto de todo o consumo nacional. Já o Paraguai passou a contar com a energia suficiente para seu abastecimento durante as próximas décadas, sem precisar fazer qualquer outro investimento no setor.
A Itaipu Binacional é líder mundial em produção de energia limpa e renovável. Os alunos antes de irem pra lá, conheceram a realidade das usinas hidrelétricas instaladas em nosso município, assim foi possível comparar com Itaipu e verificar através das disciplinas estudadas como se da a produção de energia, impacto ambiental e também questões culturais, uma vez que a viagem se estendeu para conhecer a realidade daquela região.
Fotos: Gilmar Walker
|