O Centro de Educação Básica Francisco de Assis/ EFA, lançou no último sábado, 09/04, no Câmpus da UNIJUÍ a Jornada de Pesquisa Literária. O projeto considera a leitura como uma mediadora dos atos pedagógicos, sendo ela, sem dúvida, essencial para o meio escolar. Com o objetivo de intensificar esse processo construtivo da formação do aluno, a Jornada foi lançada com a presença de Pais, Alunos, Professores e toda comunidade Escolar que lotaram o salão de Atos.
O projeto propõe atividades para o ano letivo com todas as turmas da educação infantil, anos iniciais, anos finais e ensino médio, incentivando a abordagem de temas com uma nova visão das coisas e dos fatos, fazendo com que os estudantes passem a se interessar pelo que os cerca, aprendam a questionar as causas, as consequências, e formulem hipóteses para solucionar as possíveis problemáticas a serem encontradas em suas pesquisas literárias.
A manhã do sábado começou com uma recepção musical feita pela Orquestra Escolar da EFA, coordenada pelo professor e maestro Oseias Machado, em seguida os Anos Finais e Ensino Médio assistiram a curtas metragens Gaúchos nos Mini Auditórios do Campus.
Na sequência, com toda Escola presente foram iniciadas as atividades no Salão de Atos onde foi feita a abertura oficial da Jornada de Pesquisa Literária. Lá o público pôde prestigiar um vídeo literário organizado especialmente para a jornada motivando a comunidade a se inserir no tema “Palavra contada é palavra enfeitada”, apresentação de poema premiado do professor Claudio Trindade, lido pelo presidente do Conselho de Pais, Paulo Barcellos; leitura dramática feita pelos alunos do 9º do ensino fundamental coordenado pela professora Vívian Belter Lunardi e apresentação da professora Lídia Inês Allebrandt convidada especial da Jornada, como ex-professora da EFA e coordenadora do programa Roda Gigante, da Rádio FM 106.9, da UNIJUI.
Além disso, o evento também contou com a apresentação do Grupo Teatral Máschara, com a história Castelo Encantado de Érico Veríssimo; contação de histórias para as crianças organizada pelo projeto Baú da Leitura e Conselho de Pais para crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais; Troca-troca de livros dos Anos Finais e Ensino Médio e brinquedos como camas elásticas e piscina de bolinhas.
A programação da Jornada de Pesquisa Literária da EFA se mantém durante todo o ano, com palestras, recitais poéticos, oficinas literárias, rodas de conversa literária , autores na escola e sessões de cinema.
.
|