Segundo ano da EFA constrói pilhas com frutas. - Unijuí
 

 

Após estudos práticos e teóricos da disciplina de Química em eletroquímica os alunos do segundo ano do ensino médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis –EFA, foram desafiados a construir pilhas utilizando frutas.

Segundo o professor responsável pela atividade, Jader da Silveira, em uma pilha, o que ocorre é um processo químico espontâneo no qual é possível obter energia elétrica. Os elétrons, que apresentam carga elétrica negativa, migram do eletrodo negativo, denominado ânodo, que é o metal com maior tendência de doar elétrons; para o positivo, que recebe o nome de cátodo (metal com maior tendência de receber elétrons). Desse modo é gerada uma corrente elétrica que faz o uma lâmpada de led, ou até um equipamento funcionar. A fruta no caso o limão, que é ácido e apresenta íons H+, faz o papel da solução eletrolítica que é o meio aquoso onde existem cargas elétricas que vão contribuir para a existência do fluxo de elétrons.

Para validar e comprovar a funcionalidade do experimento foi ligado “leds” junto as pilhas de frutas.

 

.




Compartilhe!


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.