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Aula inaugural do curso de Educação Física aborda as diferenças do ensino na área no Brasil e no Uruguai

O curso de Educação Física da Unijuí promoveu, nessa quinta-feira, a sua aula inaugural. A atividade foi realizada no auditório do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e contou com a participação de estudantes da graduação e professores do curso, além do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio. 

A aula inaugural teve a presença das docentes Cecilia Ruegger Otermin e Ana Torrón Preobranyenski, que atuam como professoras adjuntas do Departamento de Educación Física y Prácticas Corporales, do Instituto Superior de Educación Física, Universidad de la República, no Uruguai. Elas ministraram palestras aos acadêmicos abordando as diversas diferenças existentes no ensino da área entre os dois países, como funciona o ensino da Educação Física no Uruguai e todas as particularidades que envolvem a formação no ensino superior no país 

Um dos temas abordados foi sobre “Um Panorama da Educação Física Escolar no Uruguai: Avanços, Desafios e Perspectivas”, que foi conduzido pela professora Cecília. O outro tema foi “Pelas Águas Charruas: Um Olhar Sobre as Práticas Aquáticas na Cultura e Profissão no Uruguai”, detalhado pela professora Ana. 

Conforme a coordenadora do curso de Educação Física da Unijuí, professora Eloísa Bohrer, a aula inaugural é um momento importante que abre o ano aos estudantes, com muito aprendizado e experiências significativas. “A aula inaugural é uma tradição na vida acadêmica. Um momento que tentamos trazer uma experiência diferenciada daquelas que temos no dia a dia das aulas. Neste ano, buscamos realizá-la em um espaço diferente e com profissionais que não há a possibilidade de ter um contato tão recorrente, como as professoras convidadas”, ressalta. 

Já o vice-reitor, professor Daniel Baggio, deu as boas-vindas aos estudantes para o semestre e enalteceu a proposta do curso em trazer pessoas de fora do país e a internacionalização.  “Desejo um ótimo semestre a todos os estudantes, e que seja um ano de muito aprendizado, com todos vindo com força para estimular nosso curso e contribuir com a sociedade ao longo do tempo, o que é muito importante”, completa. 


Curso de Educação Física da Unijuí oferta estrutura ampla e formação qualificada aos estudantes

Com uma estrutura completa que permite que o estudante desenvolva competências e habilidades teóricas e práticas, o curso de Educação Física da Unijuí é a opção certa para as pessoas interessadas por assuntos relacionados à saúde, atividade física e qualidade de vida, e que estejam dispostas a conhecer e aprender diferentes práticas corporais. 

A formação em Educação Física tem ingresso único, destinado tanto ao bacharelado quanto à licenciatura e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo, as quais podem ser feitas pelo site unijui.edu.br/vestibular até o dia 19 de fevereiro.  

Com cinco anos de duração, o curso é ofertado nos campi de Santa Rosa e Ijuí, no turno da noite, e desdobra-se em duas etapas, sendo uma a Etapa Comum, focada na formação geral, considerando saberes necessários tanto aos licenciados quanto aos bacharéis em Educação Física, e outra etapa Específica, que aborda saberes específicos do bacharelado ou da licenciatura, considerando a escolha que os acadêmicos devem fazer ao final da primeira etapa do curso. Cada etapa corresponde a 50% da carga horária total da graduação. 

No bacharelado, o estudante aprende a atuar com práticas corporais, na atenção à saúde coletiva e individual, em educação em saúde, na orientação de atividades de lazer, na gestão de serviços públicos e privados de atividades físico-esportivas, entre outras áreas. Já na licenciatura, o foco é em preparar os acadêmicos para atuar na formação humanista e crítico-reflexiva, com capacidade empreendedora e inovadora, na sua carreira e na sua área de atuação, no ensino nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, em instituições educacionais não-formais. 

A coordenadora do curso,  professora Eloísa de Souza Borkenhagen Bohrer, destaca que o curso possui diferenciais que possibilitam uma formação completa. Segundo ela, a Universidade oferece aos estudantes uma infraestrutura que permite desenvolver conhecimentos teóricos e práticos desde o início da graduação. “Nossos espaços são amplos e diversificados. Possuímos ginásio de esportes, salas para práticas expressivas, musculação e ginástica, pista de atletismo, campo de futebol, laboratórios completos de anatomia e fisiologia. Outro diferencial é que temos um acervo bibliográfico extenso, garantindo um conhecimento amplo da área durante o curso”, ressalta. 

A docente comenta que outro diferencial é que o curso possibilita a inserção em estágios remunerados. “O curso da Unijuí é referência para muitas empresas que estão buscando estagiários, então é uma forma de eles ingressarem no mercado já enquanto graduandos. Outro caminho que o estudante pode se aventurar é na área de pesquisa e extensão, em projetos em que o curso atua, além disso é possível participar de grupos de estudo vinculados ao mestrado e doutorado”, completa. 




Diferentes ações marcaram 2023 no Laboratório de Atividades Físicas do campus Santa Rosa

Mais de 300 atendimentos foram realizados, no último ano, pelo Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde da Unijuí - campus Santa Rosa. O espaço desenvolve o circuito funcional para os usuários e também realiza atividades de ginástica laboral para os funcionários do campus. 

Além disso, segundo a responsável técnica, Vanessa do Nascimento dos Santos, no último ano outras atividades marcaram o Laboratório, como a realização de uma roda de conversa trabalhando a educação em saúde. “Também participamos de eventos, como a corrida do Sesi, onde realizamos a aferição da pressão arterial e frequência cardíaca de quem estava prestigiando o evento, assim como dos atletas. Participamos de uma ação de promoção à saúde nas escolas, com a temática “Atividade física e saúde”, e do Profissional do Futuro, evento promovido pela Unijuí em que o Laboratório planejou e organizou o circuito de atividades desenvolvidas no campus”, destacou. 

Outro destaque do ano foi a participação na ação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, onde a equipe  realizou atividades de alongamento e com música aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada), Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais (Afapene) e da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev), todos de Santa Rosa, na Praça da Bandeira. 

Conforme destaca Vanessa, no Laboratório os acadêmicos de Educação Física estão em pleno processo de aprendizagem e podendo colocar em prática o conhecimento teórico aprendido no decorrer da graduação. “O Laboratório é um espaço que oportuniza ao acadêmico ter a experiência em todas as áreas, entendendo desde a aplicação da avaliação física até a prescrição, acompanhamento e instrução dos usuários nos exercícios. Todos esses processos são realizados com a supervisão da técnica responsável, preparando-o para desenvolver sua profissão de forma eficiente”, completou.

Para a comunidade de Santa Rosa, como aponta, o Laboratório é um espaço para que o usuário possa realizar exercícios físicos em prol de sua saúde e qualidade de vida, além de ser um local que possibilita a socialização entre o grupo de praticantes, resultando, assim, na formação de vínculos e amizades.


Laboratório de Atividades Físicas do campus Ijuí tem ano marcado pela ampliação de modalidade e atendimento inclusivo

O Laboratório de Atividades Físicas e Promoção da Saúde da Unijuí - campus Ijuí conseguiu dar continuidade, neste ano, às atividades do Programa Integrado para a Terceira Idade (Piti/Unijuí) e aos atendimentos à comunidade em geral.

Entre os destaques de 2023, segundo a responsável técnica, Michele Santos da Rosa Basso, está a implementação de duas turmas da modalidade de funcional training para funcionários e acadêmicos da Universidade. Também foram realizados atendimentos na modalidade de musculação a um grupo de deficientes visuais e, quinzenalmente, realizadas atividades integrativas a um grupo de alunos da Apae, primando pela inclusão social. “Para se ter uma ideia, tivemos uma média mensal de 135 pessoas atendidas no Laboratório, sem contar as atividades externas, como as participações em eventos que realizamos”, explicou.

Como destaca Michele, o Laboratório tem sido um importante espaço de estágio aos acadêmicos de Educação Física, com inúmeras aprendizagens didáticas e pedagógicas, agregando vivências, experiências e conhecimentos à área de bacharelado. No local, atualmente, atuam três estagiários, sendo um deles na modalidade EaD. 

O Laboratório, no entanto, não tem sido necessário apenas aos estudantes. “O espaço já se faz importante para a comunidade local, e principalmente para o público da terceira idade que participa do projeto de extensão Piti/Unijuí, onde temos buscado integrar ações para além da prática regular da atividade física, incluindo momentos de ludicidade, confraternização e socialização. Este ano também recebemos um número significativo de funcionários da Unijuí, mostrando dentro da própria instituição o quanto tem sido investido para a ampliação de vínculos com a comunidade, através da prestação de um serviço de qualidade com um preço justo”, completou a responsável técnica, destacando que, para 2024, o objetivo é divulgar ainda mais as atividades desenvolvidas no Laboratório.


Professora da Unijuí compartilha em eventos as experiências dos Projetos Integradores do curso de Educação Física

Professora do curso de Educação Física da Unijuí, Fabiana Ritter Antunes participou, entre os dias 6 e 8 de dezembro, do IX Encontro Nacional das Licenciaturas, VIII Seminário Nacional do PIBID e III Seminário Nacional do Programa de Residência Pedagógica, que teve como tema "Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re) construção das políticas educacionais". Os eventos aconteceram em Lajeado, junto à Universidade do Vale do Taquari, a Univates. 

A professora compartilhou o trabalho “Experiências dos Projetos Integradores no curso de Educação Física da Unijuí”, onde apresentou um relato docente sobre as aprendizagens adquiridas nas disciplinas de Projeto Integrador dos diferentes módulos do curso de Educação Física, a partir da reformulação curricular da Unijuí no ano de 2021. 

“Estas reflexões nos remetem a inquirir sobre a relação entre universidade e comunidade, bem como a tríade ensino, pesquisa e extensão, tão presente nos Projetos Integradores desta Instituição de Ensino Superior”, destacou a professora. 


Programa Integrado para a Terceira Idade - PITI/Unijuí promove diversas ações em alusão do Dia Mundial do Idoso

No dia 1º de outubro é comemorado anualmente o Dia Mundial do Idoso, em alusão a data, o Programa Integrado para a Terceira Idade - PITI/Unijuí, promoveu uma série de atividades durante todo o mês. 

No dia 10 de outubro, na Sede Acadêmica, aconteceu o 1º Torneio de Canastra em Dupla Feminino e outros jogos de mesa. No Laboratório de Estética, no dia 17, foi  realizado o 3º Encontro das Mulheres. Na tarde do dia 25, os participantes do PITI foram convidados para a 1ª Festa Temática, com o tema anos 60 e 70. A atividade contou com a apresentação da turma C71 do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) e participação do grupo de Envelhecimento Humano do Hospital Bom Pastor, entre outras atrações.


Laboratório de Atividades Físicas e Promoção à Saúde em Santa Rosa completa 14 anos

O Laboratório de Atividades Físicas e Promoção à Saúde (LAFPS) da Unijuí, no campus Santa Rosa, celebrou seu 14º aniversário em agosto. A história desse espaço se conecta com a de Oldemar Preschadt, um comerciante aposentado e reconhecido no campus como a “Lenda do LAFPS”, por ser o primeiro aluno a frequentar o espaço e permanecer em plena atividade.

O propósito do Laboratório é servir à comunidade, por meio da orientação adequada para a prática de atividades físicas e promoção da saúde, sob coordenação da professora doutora Moane Krug. A técnica responsável pelo Laboratório, Vanessa do Nascimento dos Santos, explica que são oferecidas atividades como musculação, circuito funcional e rodas de conversa, para 30 alunos. "Atualmente, nossa demanda é muito mais ampla. Inicialmente, atendíamos usuários com problemas cardíacos, hipertensão, diabetes, e pacientes em tratamento contra o câncer. Agora, expandimos para incluir pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), adolescentes, colaboradores da Unijuí e aqueles que desejam praticar exercícios voltados à promoção da saúde e qualidade de vida".

A história de Oldemar uniu-se com a da Unijuí quando Vanderlise Angst, estagiária do curso de Educação Física, buscou a ajuda da cardiologista Ana Regina Hartmann Kist para conduzir uma pesquisa com pacientes cardiopatas. Oldemar foi indicado como participante, pois em 2007 sofreu um infarto e precisou modificar diversos aspectos de sua vida devido à saúde debilitada.

Após participar da pesquisa com Vanderlise, ela compartilhou sobre a organização de um laboratório de atividades físicas pela Unijuí para uso da comunidade. Assim, no dia 3 de agosto de 2009, Oldemar tornou-se o primeiro aluno do Laboratório de Atividades Físicas e Promoção à Saúde.

Oldemar participa das atividades três vezes por semana, sob orientação da técnica responsável do Laboratório, Vanessa do Nascimento dos Santos, e dos estagiários do curso de Educação Física, Yago Mombach e Frederico Henrique Winkler. Ele destaca o cuidado especial da equipe do laboratório, que realiza verificações de pressão, saturação e oxigenação antes de iniciar qualquer atividade. “A equipe do laboratório tem um cuidado especial, estão sempre dando a devida atenção. Antes de iniciar qualquer atividade é feita a  verificação de pressão, saturação e oxigenação. Se em algum momento eu parar de fazer um exercício sem motivo, eles me perguntam o que aconteceu, se está tudo bem, me dão uma atenção direta, isso me deixa lisonjeado, é um cuidado especial com todos que utilizam o laboratório, nós construímos uma família”, disse.

Vanessa do Nascimento dos Santos, responsável técnica do Laboratório, ressalta a importância do cuidado individualizado para cada aluno atendido pelo LAFPS. “É de extrema responsabilidade auxiliar quem frequenta o laboratório de atividade física, pois cada um tem sua individualidade e suas patologias. É preciso ter um olhar minucioso para cada individualidade, desde o momento em que prescrevemos  os exercícios até o momento de auxiliá-los a executar o movimento de forma correta. Os sinais vitais são avaliados no início e no final do treinamento, esta é mais uma forma de conhecê-los e também de dar segurança, pois este momento inicial e final faz total diferença para analisarmos através da aferição da pressão arterial, batimentos cardíacos, saturação e oxigenação o bem-estar e a melhora desses sinais após a prática do exercício físico”, explicou.

Ao longo dos 14 anos como aluno do Laboratório, Oldemar nunca deixou de praticar atividade física. No decorrer da pandemia de Covid-19, o aposentado treinou online com a ajuda dos estagiários do curso de Educação Física e também teve sessões de terapia com uma estagiária do curso de Psicologia. “Na pandemia eles não me abandonaram, fizemos treinamento online, o estagiário Matheus Veiga, auxiliava com alguns exercícios via chamada de vídeo, eu comprei pesos, fita elástica e com um cabo de vassoura conseguia fazer muitos exercícios”, contou.

Oldemar ressalta a importância do Laboratório em sua vida como um dos principais fatores para sua recuperação, pois ele encontrou motivação, melhorou seu condicionamento físico e adquiriu mais disposição para enfrentar os desafios diários. Além disso, o ambiente com orientadores, estagiários e colegas, tornou-se uma espécie de terapia, elevando sua autoestima e confiança.

Para acessar os serviços do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde no campus Santa Rosa, é necessário apresentar um atestado médico para agendar uma avaliação com a equipe antes de iniciar as atividades. Para mais informações, é possível contatá-los pelo telefone (55) 3511-5200 - ramal 5001.


Estudantes de Educação Física apresentam introdução dos PIs do segundo semestre ao demandante em Santa Rosa

Na segunda-feira, 11 de setembro, os estudantes do curso de Educação Física (bacharelado), campus Santa Rosa, realizaram a primeira apresentação dos Projetos Integradores (PIs), referente ao 2º semestre de 2023, sob demanda da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar) e orientação da professora e coordenadora do curso, Eloisa Borher e da professora Fabiana Ritter Antunes. 

Durante a noite, os estudantes puderam explicar aos demandantes como está sendo o processo inicial dos projetos. O primeiro grupo, do módulo seis, está trabalhando com a temática “O profissional de Educação Física dentro da equipe multidisciplinar da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa Fumssar/RS”. Os estudantes Ezequiel Rosso, Eliézer Krause e Josué Eduardo Bones, estão sendo mentorados por Rogério dos Santos, profissional de Educação Física, da Fumssar, e pela professora Fabiana Ritter Antunes. 

O segundo grupo, do módulo seis, é composto por Camila Tuzzin da Silva, Frederico Winkler e Gabriel Eggers, com mentoria de Tanise Concli, profissional de Educação Física, da Fumssar, e orientação da professora Fabiana Ritter Antunes. Os estudantes estão trabalhando com o tema “A dança circular como artefato relevante na integração social de usuários da Fumssar/RS”. A coordenadora e professora, Eloisa Borher, é responsável pelo grupo do módulo 2, composto por Gabriel Bandurski, Luís Otávio Kaspary, João Victor Melgarejo, Camila Rodrigues e Yasmin Silva, sobre “Educação, diversidade e moviemento”. 

Segundo a professora, Fabiana Ritter Antunes, as demandas solicitadas são importantes para a comunidade e relacionadas à área da saúde e articuladas com as disciplinas de cada módulo, bem como, com a área de atuação dos estudantes de Educação Física (bacharelado). 


Curso de Educação Física da Unijuí promove Caminhada Orientada nas Escuras em parceria com a Apadevi

Visando sensibilizar a comunidade sobre os desafios enfrentados diariamente por deficientes visuais, o curso de Educação Física da Unijuí promoveu nesta terça-feira, dia 22 de agosto, a Caminhada Orientada nas Escuras. A atividade realizada nos turnos da manhã, tarde e noite, no campus da Universidade, em parceria com a Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais de Ijuí (Apadevi), contemplou uma caminhada onde os participantes tiveram os olhos vendados para percorrer o caminho, utilizando bengalas e sendo guiados pelos deficientes visuais.

Antes de iniciar o trajeto, os integrantes da Apadevi realizaram uma demonstração do uso da bengala e apresentaram o funcionamento do alfabeto, livros e calendário em braille, além de outros instrumentos utilizados. A atividade foi proposta por meio do Projeto Integrador (PI) Educação, Diversidade e Movimento, contou com a coordenação dos professores Fabiana Ritter Antunes e Paulo Carlan, com o apoio do Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir) que disponibilizou os equipamentos e contou com a participação da comunidade, colaboradores e estudantes da Universidade.

Segundo a professora Fabiana Ritter, a caminhada serviu para mostrar os desafios que os deficientes visuais enfrentam, como questões da mobilidade, orientação de espaço e tempo. “O trajeto pelo campus foi escolhido pensando nos diferentes terrenos, piso tátil, escadas e calçadas. Nosso objetivo era proporcionar a experiência de não enxergar e ao mesmo tempo ser guiado por pessoas com deficiência visual, pois no momento em que a gente se sensibiliza com a deficiência do outro, observamos a vida com outros olhos e desenvolvemos mais empatia”, destacou.

A presidente da Apadevi, Camila da Silva Blocker, avaliou a participação da Associação. “Ficamos muito felizes com o convite da Unijuí para participarmos dessa atividade e tentarmos fazer com que as pessoas se coloquem no lugar do deficiente visual. Foi muito legal. Acredito que eles conseguiram captar a mensagem que queríamos passar. O caminho foi pensado justamente com obstáculos para que eles pudessem sentir o que vivemos diariamente”, frisou.

Segundo a assistente social Lais Schwarz, que participou da atividade, a caminhada serviu como um exercício de empatia. “Foi uma experiência única pois sem a visão, precisamos utilizar outros sentidos. Além disso, ser conduzida por uma pessoa cega e estar com os olhos vendados me fez perceber todos os obstáculos que eles enfrentam”, contou. 


Aula inaugural do curso de Educação Física possibilita debate sobre a inclusão no esporte

O curso de Educação Física da Unijuí promoveu nesta terça-feira, 15, no auditório do Espaço + Inovação, sua aula inaugural do segundo semestre de 2023, com  a palestra “A inclusão no esporte: um debate necessário”.

A coordenadora do curso e professora, Eloísa Bohrer destacou em sua fala a importância de abordar a temática no ambiente acadêmico. “Quando discutimos sobre inclusão é importante que diferentes olhares se juntem nesse movimento. Este momento foi pensado para ser uma oportunidade de debate e reflexão, para construirmos uma experiência de formação diversificada, ampla, problematizadora e crítica, esse é o desejo que nós temos”, enfatizou.

Os estudantes puderam conhecer mais sobre a história de vida e desafios enfrentados pelo deficiente visual e atleta paralímpico de futebol de cegos, praticante de judô, atletismo e jiu-jitsu, Diego Ferreira Lemos e da presidente da Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais de Ijuí (Apadevi) e professora da sala de recursos do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab), Camila da Silva Blocker. 

Também participaram da palestra o egresso do curso de Educação Física da Unijuí e professor da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Jamelli Ruan Ludwig Wettorello e a coordenadora de Educação Física na Secretaria Municipal de Educação, Aurea Bigolin. Os mediadores da palestra foram os professores Paulo Carlan e Maria Simone Vione.

Para conferir o vídeo na íntegra acesse:


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