No próximo domingo, 23 de junho, serão aplicadas as provas presenciais do Vestibular de Medicina da Unijuí. Além das questões objetivas, que abrangem as quatro áreas do conhecimento, a prova conta com a redação, que é muitas vezes temida pelos estudantes. Na Unijuí, a redação será aplicada tanto no Vestibular de Medicina quanto no Vestibular de Inverno.
Para garantir que os vestibulandos cheguem mais tranquilos a esse momento, algumas dicas são importantes e podem ajudar na resolução da prova. De acordo com a coordenadora da Banca de Correções de Redações de Vestibular da Unijuí, Laura Scheren Dalpiaz, estar atento à temática proposta, manter a tranquilidade e ler sobre temas variados durante a preparação são algumas dessas dicas que podem contribuir para uma boa nota final na redação.
De acordo com Laura, para escrever uma boa redação com uma boa construção do texto, o candidato deve ter em mente a temática proposta e levar em conta os textos motivadores apresentados. “É a partir do tema apresentado que o candidato deve construir a sua escrita selecionando, organizando e apresentando, de forma clara, coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista”, explica, lembrando que o uso do rascunho é fundamental para a revisão da escrita e ajustes necessários.
Outra dica é fazer leituras sobre assuntos variados, a partir de fontes confiáveis, aliada a uma crítica. “Isso é fundamental para uma boa base argumentativa. Também não se deve esquecer, por óbvio, do respeito aos direitos humanos”, observa Laura.
Conforme a coordenadora, na redação da Unijuí são observados quatro critérios: a adequação ao tema, quando o candidato demonstra a compreensão do enunciado proposto; a clareza de ideias e consistência argumentativa; a capacidade de textualização e criatividade de escrita e; o uso da linguagem formal. O título também é avaliado, então é preciso estar atento para não esquecer de colocá-lo.
Para se preparar para escrever uma boa redação, Laura recomenda que os estudantes mantenham a tranquilidade, mesmo que isso seja complicado. “É muito importante para que o candidato consiga organizar suas ideias. O descanso prévio, no dia anterior, aliado a atividades prazerosas, que não demandem cansaço físico exagerado, é uma boa dica. Além da alimentação leve e sono suficiente”, destaca.
Para a prova objetiva, as dicas levam em conta, além de uma boa noite de sono no dia anterior, uma boa preparação. É preciso, por exemplo, manter a concentração e ler com atenção cada um dos enunciados das questões, uma vez que elas são um ponto decisivo e qualquer desatenção pode induzir ao erro. Outra maneira é se preparar, em especial nos últimos dias de estudos, com a realização de simulados. A Unijuí, inclusive, disponibiliza a última prova do Vestibular de Medicina, que pode ajudar os candidatos a se preparar e ter uma ideia da característica apresentada. Ela pode ser acessada no site unijui.edu.br/estude/graduacao/como-ingressar/vestibular-medicina.