Oportunizar que estudantes de graduação atuem em projetos com a comunidade é um dos diferenciais da Unijuí enquanto Universidade. Eles participam de iniciativas e ações contribuindo para o desenvolvimento regional. Gabriela Colombi, estudante de Enfermagem que atua no Projeto de Extensão Educação em Saúde, ligado ao Departamento de Ciências da Vida (DCVida) integra as ações do Projeto e avalia a experiência como enriquecedora:
“O Projeto me permite viver experiências únicas, diferente da sala de aula, além da oportunidade de trabalhar com outros cursos da área da saúde, com isso é possível perceber a importância do trabalho em equipe. Participando do Projeto vejo meu crescimento como estudante e como pessoa”, observa.
Além da estudante, atuam nas atividades nove professores dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Estética e Cosmética e Biomedicina; e 19 estudantes sendo seis bolsistas e 13 estudantes voluntários dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Estética e Cosmética e Biomedicina.
Segundo uma das coordenadoras do Projeto, professora Angélica Moreira, a educação em saúde é um desafio para os serviços de saúde e também para a Universidade. Dessa forma, ele visa discutir e problematizar com os estudantes as vivências, a partir da integralidade; envolver os estudantes em atividades de ensino e serviços aos usuários assistidos por uma equipe de saúde; proporcionar vivências e consolidação de conhecimentos de núcleos profissionais e também vivências interdisciplinares, como vivências de campo. “Esta intervenção na comunidade congrega os conhecimentos nas diferentes áreas, garantindo à população atendida atividades de promoção, prevenção e reabilitação em saúde”, observa a coordenadora.
A partir de convênio firmado entre a Unijuí e a Secretaria de Saúde de Ijuí, a metodologia utilizada para a realização das atividades abrange ações com a população assistida na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Assis Brasil e na Escola IMEAB. A dinâmica do projeto desenvolve a extensão. Participam professores e estudantes bolsistas/voluntários nas atividades de ensino e extensão dos cursos de Graduação em Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina. As metodologias pensadas para as atividades são estruturadas a partir de metodologias ativas, como a metodologia da problematização.
Na Escola
Alunos do Ensino Fundamental do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil – IMEAB participaram, na manhã desta quarta-feira, 06, da Mostra de Saúde na Escola, organizada pelo Projeto, por meio da Estratégia de Saúde da Família do Bairro Assis Brasil.
De acordo com a professora Angélica Moreira, estudantes das áreas da saúde dividiram com alunos e professores conhecimentos relacionados à anatomia, biologia, como produzir medicamentos, dieta saudável, fisioterapia, enfermagem, entre outras percepções da área da saúde.
“O objetivo dessas atividades é educar crianças e adolescentes, para que eles levem essa visão para dentro das suas casas. Ou seja, como manter uma vida saudável e evitar determinados problemas e doenças que se desenvolvem a partir de determinados comportamentos”, comenta a professora.
A parceria entre Universidade e IMEAB é produtiva também para fortalecer o aprendizado de dentro da sala de aula. É o que explica a diretora do Instituto, Zeni Portella. “Essa parceria vem para aumentar a qualidade do aprendizado dos nossos alunos”, salienta Zeni.
A Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, destaca a importância dessas ações para a reflexão dos alunos sobre suas realidades a partir da troca de experiências com acadêmicos e professores da Universidade.