Nestes 60 anos de ensino superior na região Noroeste do Rio Grande do Sul, a Unijuí, dentre os cerca de 40 mil egressos, já formou mais de uma geração da mesma família. São avós, pais, filhos e netos que já ingressaram, se formaram e hoje contribuem para os avanços da comunidade, atuando nos 55 municípios que abrangem nossa região.
Em seus quatro Campi - Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos - a Universidade acolhe, todos os anos, milhares de pessoas: famílias e histórias de vida. Aqui, muitas vezes elas constroem o que podemos chamar de segunda casa.
Caso da família de Solange Koltermann, que, após fazer o magistério, cursou Pedagogia na Unijuí, em 1982. Além dela os seus outros três irmãos tem formação na Universidade, em diferentes áreas, Contábeis, Jornalismo e Matemática, inclusive, uma delas, Isabel, é professora no Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (Dceeng). No total, 11 pessoas da família estudam ou já passaram pela Unijuí, envolvendo irmãos, sobrinhos, cunhados, esposo, filha e genro buscam, na Unijuí, a formação superior. “A Unijuí faz parte das nossas vidas, podemos contar permanentemente com a Instituição, que está sempre aberta para a comunidade”, observa.
Na foto acima, Solange e família/arquivo pessoal.
Para além da graduação, Solange também é mestre pela Unijuí, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, além de ter feito diversas formações enquanto professora da rede pública, oferecidas em parceria com a Unijuí. “O próximo passo é o Doutorado em educação. Estou em busca deste novo desafio”, acrescenta.
Muitas outras famílias já passaram e outras muitas ainda passarão pela Unijuí. Como a família da Denise Volpatto Dobler da Costa. Em 1995 ela ingressou na Unijuí como técnica-administrativa no setor de Conservação e Limpeza. Depois de cinco anos foi selecionada para atuar como auxiliar administrativa no Gabinete da Reitoria. Hoje, Denise é secretária da Reitora.
Com a proximidade à Universidade graduou-se em Letras – Língua Portuguesa e formou seus dois filhos na Unijuí. Fernanda, Bacharel em Direito e Paulo, Engenheiro Civil. “Estes momentos foram, sem sombra de dúvida, o ápice da alegria e de dever cumprido no papel de pais que entendem que somente pelo conhecimento é possível conquistar coisas, mudar a vida das pessoas para melhor e ter maiores perspectivas. Seremos eternamente gratos a esta Instituição que proporciona aos seus colaboradores e dependentes galgar espaços de trabalho com uma formação de qualidade”, observa Denise.
Na foto acima, Denise e família/arquivo pessoal.