O profissional estará apto a participar com competência da gestão de empresas cooperativas.
A Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul possui significativa fatia de organizações formadas pelo tipo societário cooperativista e muitas ainda são carentes de conhecimentos de gestão específica para este tipo societário, logo, acredita-se é uma área extremamente promissora.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas forma profissionais com visão empreendedora, com sólida formação conceitual e capacidade crítico-reflexiva, com competências tecnológicas, postura ética, cidadã e sustentável, capaz de implementar os processos de gestão e potencializar o desenvolvimento da região.
O profissional da área possui espaço de trabalho em diversas áreas dentro das diferentes cooperativas, tais como: administrativa, financeira, marketing, vendas, prestação de serviços, produção, entre outras. Pode atuar nos segmentos de cooperativas, tanto agroindustriais, como de consumo, crédito e saúde.
De acordo com a Coordenadora do curso, professora Anelia Franceli Steinbrenner, no atual momento, o setor cooperativista enfrenta concorrência no mercado e isto faz com que o sistema necessite ter um olhar estratégico frente ao atual cenário. “Este processo está exigindo cada vez mais profissionais qualificados, competentes e preparados para contribuir no processo da melhoria da competitividade do setor. Para isto, o curso é uma oportunidade e um espaço onde o debate em relação ao cooperativismo ocorra de forma sistêmica, fazendo relação da teoria com a prática”.
O Gestor de Cooperativas precisa apresentar uma densa formação em tecnologia, objetivando a aquisição de competências que lhe possibilitem o desenvolvimento e a adaptação tecnológica, com foco no conhecimento e nas implicações tecnológicas para o processo produtivo, a pessoa humana e a sociedade. “É imprescindível conhecer muito bem as tecnologias que dão suporte à gestão, pois principalmente com a entrada dos SPEDs nas diversas áreas de controle internos das organizações, os gestores em cooperativas precisam ter sólido conhecimento teórico de gestão e capacidade de aplicação da tecnologia no mundo digital dentro das sociedades cooperativas”, destaca Anelia.
O curso de Gestão de Cooperativas procura trabalhar uma dinâmica que aproxima as diversas teorias necessárias ao conhecimento de gestão das organizações cooperativas com a realidade vivenciada junto as mesmas. Com esta aproximação, ou seja, aplicação prática do conhecimento teórico adquirido no curso consegue-se colocar os diversos conhecimentos em prática, adequar e alinhar-se às diversas mudanças tecnológicas impostas na nova era digital.
A UNIJUÍ oferta o curso na modalidade presencial no Câmpus Santa Rosa com carga horária de 1.650 horas, divididas em cinco semestres de atividades, no turno da noite.