Engenheiros mecânicos podem trabalhar no setor industrial, público ou privado, atuando em setores de projeto, entre outros.
O curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ prepara o profissional para realizar projetos de desenvolvimento de produtos, automação de sistemas, produção e manufatura de máquinas, equipamentos, instalações, veículos e outros produtos das indústrias mecânicas.
Além disso, capacita para realizar simulação numérica e experimentação de protótipos, estudo dos materiais empregados na construção de máquinas e equipamentos, supervisão e administração dos processos de fabricação, montagem e manutenção, atuação em indústrias e incubadoras de base tecnológica, administração da produção e gerenciamento de sistemas da qualidade.
O curso conta com diversos laboratórios nas áreas de Ciência dos Materiais, Metrologia e Instrumentação, Projeto, Automação Industrial, Fabricação Mecânica, Ciências Térmicas e Informática, além de diversos núcleos de inovação nas áreas metal-plástico, máquinas automáticas e servossistemas e máquinas de transporte.
A partir do 8º semestre o estudante pode optar por uma das ênfases de formação e estudo: Manufatura e Produção ou Projeto de Automação.
O mercado de trabalho é amplo: os Engenheiros Mecânicos podem atuar no setor industrial, público ou privado, atuando em setores de projeto, planejamento e de manufatura em indústrias dos segmentos metal-mecânico e automobilístico, bem como em empresas de consultoria de engenharia.