Profissional pode atuar no setor público e privado, entre outras opções.
Com um amplo mercado, o profissional formado em Ciências Econômicas, pode atuar em diversos segmentos, tais como: agrícola, industrial, comercial, financeiro, de consultorias, planejamento, peritagem e arbitragem.
Segundo o coordenador do curso Romualdo Kohler, a variedade de opções pode ajudar na hora de buscar um emprego. ''O economista pode atuar desde as áreas mais sociais até as mais exatas”, destaca o professor.
No setor privado, o profissional pode atuar em bancos, corretoras, bolsas de valores e demais agentes do sistema financeiro, bem como em empresas de pequeno, médio e grande porte, seja do setor agropecuário, industrial ou de serviços. Outra área do economista no mercado diz respeito a institutos de pesquisa. O profissional também pode atuar como docente no Ensino Superior, em cursos de Graduação e Pós-Graduação.
No setor público o economista pode trabalhar em vários órgãos das esferas municipal, estadual ou federal, como em Secretarias de Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia e em Agências de Desenvolvimento.