A transição do analógico para o digital trouxe mudanças em todos os formatos de mídias
A produção de conteúdo para os veículos de comunicação mudou, bem como, a composição de marcas e ideias. Este é o foco do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ, nas habilitações Jornalismo e Publicidade e Propaganda: formar profissionais capazes de produzir nas diferentes mídias e criar marcas neste novo contexto comunicacional.
O profissional formado pela UNIJUÍ na habilitação de Jornalismo tem a capacidade de transitar pelas diferentes mídias e de produzir informação de maneira criativa. Recentemente, o curso foi reformulado e passa a atender uma demanda de mercado crescente: a produção multimídia. Rádio, TV e Jornal, integrados aos meios digitais.
O curso disponibiliza de laboratórios para a prática profissional: laboratório de áudio, vídeo, fotografia, além de laboratórios de informática. A Usina de Ideias - agência experimental, aproxima o acadêmico do mercado de trabalho, que também têm a possibilidade de realizar estágios dentro da Instituição, em espaços diversos: na Rádio UNIJUÍ FM, no Núcleo de Eventos, na Coordenadoria de Marketing e na própria Agência Experimental.
O jornalista graduado na UNIJUÍ é um profissional capacitado para processar informações de interesse social. Pode atuar em rádio, TV, jornal, revistas, como repórter, redator, locutor, apresentador ou editor. Além disso, pode atuar em assessoria de imprensa, ou em comunicação digital, em organizações públicas ou privadas.
Atuar com excelência no desenvolvimento do processo criativo e da produção, na realização de campanhas publicitárias, envolvendo texto, som e imagem para mídias gráficas, eletrônicas e digitais são atribuições do profissional graduado na habilitação de Publicidade e Propaganda. O curso capacita o aluno a planejar e desenvolver estratégias para divulgação de marcas, produtos e serviços.
Na UNIJUÍ o curso disponibiliza laboratórios para a prática profissional: Laboratório de áudio, vídeo, fotografia, além de laboratórios de computação gráfica. O campo de estágio dentro da instituição é comum a habilitação de Jornalismo. O currículo do curso foi recentemente atualizado, para atender as novas demandas do mercado, principalmente na área de mídias digitais, qualificando as áreas de criação e produção, inclusive para as mídias digitais.
Os publicitários encontram oportunidades em agências, nas áreas de planejamento, atendimento, criação e mídia, produtoras de vídeo, gráficas, produtoras de áudio e assessorias de comunicação. Pode ainda atuar em empresas de comunicação digital, em veículos de comunicação e consultorias de marketing.
O curso de Comunicação Social – Habilitações Jornalismo e Publicidade e Propaganda, é ofertado no câmpus Ijuí.