Professores do PPGDR têm pesquisas publicadas em livro da 11ª edição do simpósio da Red-Cidir 2023 - Unijuí

Professores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí tiveram dois trabalhos de pesquisa escolhidos para compor o livro “Cooperação Internacional, Inovação e Empreendedorismo: Intensificando redes de integração para o desenvolvimento regional”.

Organizado pelos autores Marcelo Blume, Edemar Rotta, Geovane Webler e Milton César Gerhardt, o livro reúne os melhores trabalhos apresentados na 11ª edição do Simpósio Iberoamericano de Cooperação para o Desenvolvimento e a Integração Regional, integrada ao SIEF 2023 e ao 3º Seminário Internacional de Inovação na Educação, que ocorreu este ano em Horizontina e que teve coordenação da Rede Internacional de Universidades (Red-CIDIR), no qual a Unijuí e o PPGDR fazem parte.

Ao todo, são 21 capítulos que reúnem pesquisas desenvolvidas ao longo dos anos nos grupos de pesquisa e programas de pós-graduação. Produzidos pelos docentes da Unijuí Daniel Cenci, Pedro Luís Büttenbende e Ariosto Sparemberger, estão os capítulos intitulados “Gestão Pública e Marketing de Lugares: Um olhar sob a ótica dos gestores de um pequeno município da região Celeiro do Rio Grande Do Sul acerca da atratividade turística e econômica da cidade” e “Actual desventaja por no poseer electrovía de ferrocarril en la provincia de Misiones: necesidad y posibilidad de transportar personas y mercancías, principalmente por electrovía y complementariamente por automotor”.

“Os cumprimentos e gratidão aos organizadores do evento e co-autores da publicação,  que fortalecem a cooperação institucional via Rede de Universidades.  É a internacionalização universitária acontecendo na prática, combinada com projetos de pesquisa em rede, aulas integradas de graduação, cátedras doutorais conjuntas e outras jornadas de fomento à inovação, conhecimento, ciência, tecnologia e promoção do desenvolvimento e da integração regional”,destaca o professor Pedro Luís Büttenbender, do PPGDR da Unijuí e representante institucional junto à Rede de Universidades.

A publicação pode ser acessada através de download no link da editora.