Artigos produzidos pelo Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC) da Unijuí foram publicados no livro Smart Grids—Renewable Energy, Power Electronics, Signal Processing and Communication Systems Applications", da editora Springer, que é uma das mais renomadas do mundo na área de Engenharia.
Segundo o coordenador do Gaic, professor Maurício de Campos, a publicação demonstra a relevância da pesquisa real, feita pelo Grupo, e o reconhecimento das pesquisas como de alto nível. Conforme explica, a edição especial do livro trata especificamente de redes elétricas inteligentes, que atualmente é a área que o GAIC mais tem pesquisado. “Os artigos exploram o papel crucial de fontes renováveis não convencionais, como energia a partir de biogás, eólica e fotovoltaica, no aprimoramento da segurança energética global e na mitigação das emissões de gases de efeito estufa. Apesar de seus benefícios ambientais, essas fontes enfrentam desafios como sazonalidade e intermitência.”
O primeiro artigo recebeu o título de Smart Grids—Renewable Energy, Power Electronics, Signal Processing and Communication Systems Applications e foi elaborado pelo coordenador e os autores Alcedir Finkler, Paulo Sausen, Fabiano Salvadori e Airam Sausen.
A construção foi o resultado de um trabalho de doutorado no Programa Pós-Graduação de Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí. “A temática está diretamente relacionada a sistemas de geração de energia por biogás que é uma das vocações da nossa região. No entanto, existem apenas duas unidades deste tipo de fonte energética em toda região. Nesse sentido é fundamental aumentar os esforços e estudos para disseminar essa tecnologia e desenvolver soluções desta natureza. O capítulo trata de um dos principais problemas desse tipo de geração que é o ilhamento que pode provocar sérios acidentes em sistemas de distribuição de energia que utilizam geradores síncronos”, detalha Maurício.
Já o segundo artigo recebeu o título de Aplicações de Armazenamento de Energia em Sistemas de Energias Renováveis e foi construído pelos autores Fabiano Salvadori, Oswaldo Hideo Ando Junior, Maurício de Campos, Paulo Sérgio Sausen, Eder Andrade da Silva, André Quites Ordovás Santos e Fernando Marcos de Oliveira.
A pesquisa foi uma parceria de pesquisa entre o GAIC com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Integrando eficazmente um sistema de armazenamento de energia (ESS), podemos superar as limitações impostas pela variabilidade das fontes de energia renovável, garantindo o gerenciamento ideal de sistemas de energia e promovendo um futuro sustentável de energia”, descreve o professor Maurício.
O coordenador do GAIC ressalta que ambos os artigos publicados oferecem uma exploração abrangente sobre a interseção entre redes inteligentes, eletrônica de potência, processamento de sinais, sistemas de comunicação e aplicações de armazenamento de energia. “É uma leitura obrigatória para profissionais e entusiastas apaixonados por avançar nas soluções de energia renovável”, finaliza.