Professora e egressa do curso de Psicologia têm trabalho premiado em Congresso na França - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A professora Solange Castro Schorn, do curso de Psicologia da Unijuí, e a psicóloga Fabiane Angelita Steinmetz, egressa do Curso no Campus de Santa Rosa, participaram do VI Congresso Internacional Transdisciplinar sobre o Bebê, que ocorreu no período de 3 a 6 de julho, na cidade de Paris, na França. O evento promovido pelo Instituto Langage, Hospital Pitié-Salpêtrière e Université Paris-Diderot - Paris VII, proporcionou o encontro entre várias áreas do conhecimento que produzem teoria e clínica sobre o bebê, convocando diferentes intérpretes, de campos diversos, para discutir as iniciativas que estão sendo realizadas para a primeira infância em todo o mundo.

Participaram do evento vários profissionais que atuam na clínica de bebês e educação infantil, bem como pesquisadores de diferentes instituições acadêmicas. Conferencistas da Grã-Bretanha, Itália, França, Chile, Espanha e Brasil também estiveram reunidos no evento. Os pesquisadores salientaram estudos que vêm permitindo repensar a forma como são acolhidos e educados os bebês.

Na oportunidade, a psicóloga Fabiane Steinmetz e a professora Solange Schorn, autora e coautora, respectivamente, apresentaram o trabalho sobre “A função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil". O estudo consiste em uma parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da autora, exposto em formato de pôster. A produção foi vencedora do Prêmio “Marie Claire Busnel” concedido para o melhor trabalho acadêmico, nesse formato, apresentado no Congresso.

O comitê de avaliação, composto por avaliadores brasileiros, franceses e portugueses, foi presidido pela própria Marie Claire Busnel, pioneira na investigação sobre a interação mãe/bebê, que desde 1984 realiza pesquisas sobre o papel da acústica na relação da mãe com o recém-nascido e estuda a audição pré-natal. Autora de vários livros sobre a linguagem dos bebês, Marie Claire Busnel é referência internacional nesse estudo. Como critérios de avaliação à premiação consideraram a originalidade, conteúdo, rigor científico, apresentação e relevância do tema.

Para Fabiane “o prêmio chega como o reconhecimento do percurso formativo na Universidade e investimento em um trabalho de pesquisa bibliográfico de três anos sobre a história da educação infantil, o processo de humanização do bebê e a função dos profissionais que acolhem os bebês nas instituições. Uma escrita que nasceu a partir da minha experiência no estágio básico realizado no curso de Psicologia”, destacou.

Segundo a professora Solange Schorn, “o Congresso foi um convite ao diálogo possibilitando conhecer o que está sendo produzido nesse campo, assim como levar a experiência acadêmica do curso de Psicologia da Unijuí para além de fronteiras, evidenciando o conhecimento produzido a partir das atividades de estágio, do estudo, da pesquisa (TCC) e interlocuções realizadas no processo formativo dos nossos estudantes. Entendemos que esse processo se ampara nos parâmetros do ensino, da pesquisa e da extensão, considerando que a sustentação da experiência de estágio se esteia na produção acadêmica que, nesse caso, encontra lugar na escrita do TCC. O diálogo realizado no contexto dos estágios supervisionados e orientações e a interação que ali ocorre constituem um momento extremamente importante para a consolidação do fazer acadêmico contribuindo para a qualidade da formação do psicólogo”, afirma.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.