Consumidores revelam preferências em presentes para o Natal - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A UNIJUÍ Campus Santa Rosa divulgou nesta quinta-feira, dia 14, uma pesquisa que buscou identificar as intenções de presentes para o Natal, da população da cidade. A indicação dos presentes foi concebida a partir da visão dos adultos. O questionário foi aplicado no centro de Santa Rosa, pelas bolsistas Karoline Kaufmann e Vanessa Rute da Silva, do Laboratório de Gestão, do Curso de Administração.

A coleta foi realizada entre os dias 1º e 12 de dezembro com a plataforma de pesquisa inteligente, da startup Gorila APP, com uma amostra de 219 pessoas.

Dentre os entrevistados 59,1% são do gênero feminino e 40,9% masculino, a média de idade varia entre 18 e 50 anos. Os consumidores que pretendem comprar presente para o Natal representam 79,1%, já aqueles que não pretendem presentear são 20,9%.

Roupas é o item com destaque na preferência para presente, representando 29%, seguido de Chocolates 13,6% e Brinquedos 11,4%. Pelo cruzamento de dados é possível observar que as mulheres com mais de 30 anos e menos de 50 anos preferem presentear com roupas, acessórios e perfumes que representa 67% desta categoria de entrevistados. Já os jovens de 18 a 25 anos que representa 27,6% da amostra, pretendem investir mais em presentes variados, como chocolates, celulares e eletroeletrônicos, perfumes, bolsas, brinquedos, bicicletas, acessórios para atividades físicas, óculos de sol e calçados são os itens mais procurados. Os homens com mais de 40 anos, representam a categoria que menos pretende presentear neste Natal, 30,8%.

Em relação ao valor pretendido a ser gasto nas compras do Natal, variam a partir de R$ 15,00 até valores mais altos como R$ 2.800,00. Para 66% dos entrevistados afirmam que pretendem gastar entre R$ 100,00 até R$ 250,00. Aqueles que pretendem gastar valores maiores a partir de R$ 250,00 até R$ 500,00, são 22,7%. Os Jovens de 18 a 20 anos são a categoria que pretende gastar menos com presentes em média R$ 85,00. A faixa etária que vai investir mais em presentes é de 27 anos a 34 anos, em média R$ 317,00.

A pesquisa mostra também que são as mulheres que mais gastam em presentes no Natal, em geral 59,4% a mais que os homens, representando uma média de R$ 106,50 a mais.

No que se refere a quantidade de presenteados, 32,4% vão presentear 2 pessoas, 24,3% vão presentear apenas 1 pessoa, 21,2% pretendem presentear 3 pessoas, 13,2% querem presentear 4 pessoas e apenas 8,9% pretendem presentear 5 ou mais pessoas.

De acordo com o professor do curso de Administração, Ariosto Sparemberger, o ato de presentear inclui diversos aspectos inerentes ao comportamento do ser humano, sendo que a razão central é a de querer expressar sentimentos e que envolve a dimensão emocional, pessoal, social, obrigação, econômica e funcional. 

O relatório com os dados gerais está disponível para empresários, varejistas e demais interessados, que devem entrar em contato com o Laboratório de Gestão do curso de Administração da Unijuí, pelo telefone 55 3511-5200 ou solicitar pelo e-mail lucas.escher@unijui.edu.br


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.