Pesquisa realizada pelos estudantes do Curso de Administração da Unijuí Campus Santa Rosa avalia o Índice de Confiança dos Empreendedores de Serviços (ICES).
Os acadêmicos da disciplina de Administração Empreendedora do Curso de Administração da Unijuí, com o apoio do Laboratório de Gestão, realizaram uma pesquisa com 130 empreendedores do setor de serviços. O objetivo foi identificar o grau de confiança que os entrevistados possuem em relação às suas atividades e também as principais necessidades de qualificação. Esta análise foi realizada pelos acadêmicos: Ricardo Missiak da Veiga, Gilson Lunardi, Lucas Dornelles, Rafael Steffler e Ray Schmidt
De acordo com o professor Luciano Zamberlan, coordenador da pesquisa, o Índice de Confiança é um indicador de antecedência utilizado para prever o nível de atividade de uma economia, neste caso, no setor de serviços. “À medida que os empreendedores estão confiantes, eles tendem a aumentar o investimento em seu negócio, melhorando a apresentação do ambiente, adquirindo equipamentos e realizando contratação de pessoal para atender o esperado crescimento na demanda. Para a composição deste índice considera-se o sentimento do empreendedor através de questões que avaliam as condições atuais e as expectativas futuras de sua própria empresa, do setor de atividade ao qual está inserida e da economia brasileira de uma forma geral. Obtidas tais informações, os índices são ponderados e cria-se um indicador geral de confiança que varia de zero a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam empreendedores confiantes”, explica o professor.
A partir dos dados obtidos através dos empreendedores do setor de serviços em municípios da Região Fronteira Noroeste, avaliou-se que as condições atuais (economia brasileira, setor de atividade e empresa) obtiveram 50 pontos, e as expectativas para os próximos seis meses (economia brasileira, setor de atividade e empresa) 63 pontos. O índice geral foi de 58,7 pontos, o que indica que os empreendedores se mostram confiantes.
A pesquisa revela que o ICES de 58,7 pontos foi obtido pelo fato dos empreendedores terem Expectativas Futuras de melhora para os próximos seis meses. Porém, na avaliação das Condições Atuais, no qual se questionou sobre a situação atual, em comparação com seis meses atrás, da Economia Brasileira, do Setor de Atividade e da própria Empresa, todos os índices ficaram no limite dos 50 pontos. O indicador que apresentou o menor valor foi o das Condições Atuais da Economia Brasileira, com 26,2 pontos em uma escala que vai de zero a 100.
Além da confiança, os empreendedores de serviços foram questionados a respeito das principais necessidades de capacitação que tinham para que pudessem melhorar a gestão de suas empresas. Foram identificadas 41 carências dos empreendedores a partir da pesquisa. O aspecto que mais necessitaria ser aperfeiçoado diz respeito ao Atendimento ao Cliente, tendo sido mencionado por 35,4% dos entrevistados, seguido de Gestão de Pessoas (33,9%) e Marketing (31,5%). A seguir estão listadas as 10 áreas apontadas pelos empreendedores como sendo as mais carentes em termos de qualificação para a gestão de seus negócios no setor de serviços: