|
O projeto foi realizado pelo Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC), do Departamento Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) e está sendo utilizado em Porto Alegre.
Na tarde desta sexta-feira, 09, a Unijuí realizou a entrega de um sistema de automação e monitoramento para a Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE. A entrega foi feita ao presidente da CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, pelo reitor da Unijuí, professor Marinho Kelm, na sede da Companhia, em Porto Alegre. O evento contou também com a presença dos professores do DCEEng Cristina Pozzobon e Mauricio de Campos e de Luis Fernando Sauthier, estudante de Engenharia Elétrica que integrou a equipe de desenvolvimento do projeto, além de diretores e técnicos do grupo CEEE e do assessor da Secretaria Estadual de Minas e Energia, Eduardo Zimmermann.
SOBRE O SISTEMA
O sistema desenvolvido pela Unijuí consiste na implantação de um lote pioneiro de 160 unidades que permite monitorar as condições de operação do sistema CEEE, melhorando a qualidade de energia entregue aos consumidores. Também detecta falhas, em alguns casos, mesmo antes de ocorrerem, o que reduz significativamente o tempo de parada do sistema, aumentado sua confiabilidade. Além de permitir que a equipe técnica da CEEE tenha subsídios para determinar futuros investimentos para otimizar significativamente os recursos. Baseado no conceito de Redes de Sensores Inteligentes, todos os módulos do sistema - hardware e software - foram desenvolvidos pela equipe do GAIC.
A solução completa, integrando todas essas características, e funcionalidades, é inédita em termos de mercado mundial. “Nós conseguimos desenvolver uma tecnologia inédita, que gerou uma patente e está sendo ativamente usada dentro da nossa estrutura, no próprio estado do Rio Grande do Sul, isso é muito importante para nós enquanto instituição de ensino”, afirma o professor Mauricio de Campos, coordenador do projeto.
Esse sistema recebeu investimento de R$ 3,42 milhões e vai resultar em redução de custos na manutenção corretiva por parte da Companhia e representa a materialização dos resultados da pesquisa da Universidade, beneficiando a sociedade. “A Universidade mostra, a partir desse produto que está sendo entregue agora, a sua capacidade de fazer ciência e também ter uma relação com o meio empresarial e produzir soluções para a sociedade”, destacou o reitor durante o evento.
Segundo o presidente da CEEE, Paulo de Tarso Gaspar Pinheiro Machado, a escolha pela Unijuí para desenvolver esse projeto se deu pela excelência da Universidade na área da pesquisa e da extensão, parceria que agora se reflete em melhorias para a comunidade.
APRENDIZADO NA PRÁTICA
Luis Fernando Sauthier, estudante de Engenharia Elétrica que integrou a equipe de desenvolvimento do projeto, destaca a importância de participar do projeto: “Nós fomos buscar tecnologias novas, adequamos tecnologias estrangeiras para redes brasileiras, isso é um grande avanço para o aprendizado além da sala de aula”.
O GAIC
O grupo de pesquisa em automação industrial e controle (GAIC) é um grupo de pesquisa consolidado que atua em projetos desde o ano de 2000 e tem o Grupo CEEE como parceiro desde 2003. O GAIC atua nas áreas de Engenharia Elétrica e Computação e é composto por 5 laboratórios, que juntos possuem uma área de mais de 120 m2, exclusivamente para pesquisas.