Pesquisa da UNIJUÍ mostra a preferência de presentes para o natal - Unijuí

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Pesquisa foi realizada por acadêmicos bolsistas do curso de Administração, do Câmpus Santa Rosa.

Levantamento de opinião dos consumidores realizado pelo Programa de Extensão em Gestão do Varejo (PROGEV) da UNIJUÍ, ligado ao Curso de Administração do Câmpus Santa Rosa, apontou as tendências de compra e valores a serem gastos em presentes neste Natal.

Foram entrevistados 200 consumidores no centro e bairros de Santa Rosa, no período de 12 a 19 de dezembro. Os resultados mostram que 97% dos pesquisados pretendem comprar presente para este Natal. Em 2013 o percentual foi de 89%.

Referente ao perfil dos entrevistados pode-se constatar que 54,8% eram do gênero masculino e 45,2% do gênero feminino. A maioria dos entrevistados possuía idade de 21 a 30 anos (30,8%), também, de 31 até 50 anos (21,2%) dos entrevistados, (14,1%) acima de 50 anos e (12,6%) até 20 anos. Em sua maioria eram casados 52%, sendo que 34,8% eram solteiros, 8,1% separados e 5,1% viúvos.

Em relação aos valores a serem gastos, os índices mais significativos mostram que 27,84% vão gastar entre R$ 61,00 a R$ 100,00, 26,8% acima de R$ 200,00, 22,16% de R$ 100,00 a R$ 200,00, 14,95% de 31,00 a 60,00 e 8,25% até R$ 30.

Os presentes mais procurados deverão ser os tradicionais chocolates (42,6%) que não podem faltar nesta data; roupas (12,0%) e brinquedos (12,0%). Ainda a pesquisa mostra a preferência por outros tipos de presentes. Dinheiro (6,8%), perfume (7,6%), calçados (4,8%), eletroeletrônico (2,8%), joias, carteira e bicicleta (1,6%), relógio (1,2%), outros (4,4%), acessórios (0,6%) e móveis (0,4%). Já em relação ao número de pessoas que se pretende presentear, os dados mostram que 27,2% pretendem presentear uma pessoa, 26,6% duas pessoas, 25,5% três pessoas, 7,8% de quatro a cinco pessoas, 2,1% seis pessoas, 1,5% sete pessoas e 0,5% oito pessoas. Mas também há consumidores que irão presentear até mais de doze pessoas (1%).

A tradição do presente no Natal ficou evidenciada no estudo. Embora o momento econômico do país não indique crescimento do PIB, e a economia brasileira se encontra em crise, há tendência é de aumento de vendas no comércio em torno de 8% para este Natal, comparado ao ano de 2013.

Os dados da pesquisa foram coletados pelos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ e bolsistas do PROGEV, Cleber Graef, Dionatan Persondini, Gianine Tais Karlinski Santos e Silvana Rodrigues.


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