Dados foram coletados por acadêmicos e bolsistas do curso de Administração da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa.
A UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa divulgou nesta sexta-feira, dia 10, uma pesquisa que buscou identificar as intenções de presentes para o Dia das Crianças, da população da cidade. Um questionário foi aplicado no centro de Santa Rosa, por bolsistas e acadêmicos do curso de Administração do Câmpus Santa Rosa, para uma amostra de 243 adultos.
A pesquisa revelou a preferência de produtos que os adultos devem comprar para presentear as crianças, e contempla também o valor que deve ser gasto nas compras. O estudo mostra que 80% das pessoas entrevistas pretendem comprar presente; destas, o estudo buscou identificar quantas crianças o entrevistado pretende presentear: 39% uma criança, 27% duas crianças, 12% três crianças e 22% de quatro a cinco crianças. A maioria dos presentes será dada pelos pais (35%), avô e avó (22%) e padrinhos (20%). Os fatores para a escolha são com 35% o preço, seguido do desejo da criança com 26% e em terceiro a promoção, com 13%. Quanto ao tipo de presente, a pesquisa revelou que 38,5% darão brinquedos, 25,7% vestuários e 6% jogos educativos e livros.
Já em relação ao valor a ser gasto, o estudo mostra que 15,5% vão gastar até R$ 50, 2,6% pretendem gastar até R$ 100; 25,7% pretendem gastar até R$ 200 e 34,2% pretendem gastar acima de R$ 200. Quanto a forma de pagamento, a pesquisa revelou que 60% pretendem efetuar a compra em dinheiro e 23% em cartão.
Para o professor e coordenador da pesquisa, Pedro Luís Büttenbender, o Dia das Crianças é uma data que tem um forte apelo e os adultos tendem a gastar mais para presentear os filhos. Também, é considerada a quarta melhor data para o comércio, sendo uma oportunidade para os lojistas investirem em campanhas publicitárias e promoções para atrair o consumidor.
A entrevista, realizada pelo Programa de Extensão em Gestão de Varejo (Progev) da UNIJUÍ, ocorreu de forma espontânea, sem interferência do entrevistador em relação as opções de resposta. A pesquisa foi realizada de 25 de setembro a 03 de outubro de 2014. Os dados da pesquisa foram coletados pelos acadêmicos e bolsistas do curso de Administração da UNIJUÍ Cleber Eduardo Graef, Gianine Santos, Silvana Rodrigues e Dionatan Perdonsini.