Acadêmicos bolsistas do curso de Administração da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa entrevistaram 184 moradores da cidade.
Para o varejo, o Dia dos Pais, é a segunda melhor data do comércio no segundo semestre, ficando apenas atrás do Natal. Para impulsionar as vendas os comerciantes devem apostar nas promoções. Para o consumidor, isso significa desconto e oportunidade de comprar o presente certo por menos.
Com o objetivo de investigar o comportamento do consumidor em relação a data, a UNIJUÍ divulgou nesta terça-feira uma pesquisa que revela a preferência de presentes de consumidores de Santa Rosa para o Dia dos Pais. O estudo foi realizado pelo Programa de Extensão em Gestão de Varejo (PROGEV) do curso de Administração do Câmpus Santa Rosa. A pesquisa realizada no centro e em alguns bairros da cidade revelou além da preferência de presentes que as pessoas devem comprar para presentear seus pais, o valor que deve ser gasto nas compras, além da forma de pagamento.
A pesquisa apontou que 79,9% vão presentear familiares. Os pais aparecem com 77,6% e seus maridos 15%. Quando questionados sobre o tipo de presente a pesquisa mostrou que a maioria deverá apostar nos presentes mais tradicionais, como vestuário (30,6%); acessórios (23,6%); perfumes e cosméticos (22,9%); calçados (7,6%), artigo esportivo 5,6%. Também aparecem na lista eletrônicos, joias, relógios, livros, CDs e DVDs e outros.
Quanto aos valores, o estudo revelou que 36,3% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 51 e R$ 100, enquanto que 21,2% revelou gastar de R$ 101 a R$ 150 Já 17,8% pretendem gastar entre R$ 10 a R$ 50, e entre R$ 201 a R$ 300 aparece 10,3%. O estudo também apontou que algumas pessoas, em menor percentual, pretendem gastar valores mais significativos, acima de R$ 300.
O estudo também apontou que 61,4% irão pagar o presente a dinheiro, 26,2% usarão o cartão de crédito e 11% o carnê de loja. Em relação a renda, o estudo mostra que 36,3% recebem entre R$ 1.001 a R$ 2.000, e 25,3% recebem entre R$ 2.001 a R$ 5.000 e 24,7% recebem entre R$ 551 a R$ 1.000. Para o professor Ariosto Sparemberger, coordenador da pesquisa, a data deverá movimentar um valor significativo no comércio de Santa Rosa e região, pois o percentual de pessoas (79,9%) que pretendem adquirir presentes é muito expressivo.
A pesquisa foi realizada de 07 a 21 de julho de 2014. Os dados da pesquisa foram coletados pelos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ e bolsistas do PROGEV, Cleber Eduardo Graef, Karin Riedner, Gianine Santos, Franciele Bach e Silvana Rodrigues e pelos bolsistas do Ensino Médio da Escola Santos Dumont - Polivalente, Samara Oswald, Eliza Soares, Bruna Luconi, Gabriela Lunardi, Denise Borchate e Eluza Soares.