Professor da UNIJUÍ apresenta trabalhos em Congresso de Engenharia Agrícola - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

 

Professor Dr. Antonio Carlos Valdiero participa do XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CONBEA), no Mato Grosso do Sul.

O professor do Curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ - Câmpus Panambi, Dr. Antonio Carlos Valdiero, participa do XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CONBEA), que ocorre no período de 27 a 31 de julho de 2014, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O evento tem como tema “Estratégias para a Redução do Custo Brasil no Agronegócio”, com discussões em torno dos desafios da Engenharia Agrícola no campo científico e tecnológico no Brasil.

O professor Valdiero participou da comissão científica na área de mecanização agrícola e pós-colheita, foi moderador de sessão de apresentação de trabalhos, além da apresentação dos seguintes trabalhos: “Testes de um Protótipo Inovador de Equipamento Pneumático para Poda”, dos autores VALDIERO, A.C; RASIA, L.A.; CARVALHO Jr., F.A.D.; CAIRES, T.D.; PRADO, F.; “Análise da Estabilidade de um Braço Robótico para Colheita de Frutas”, com autoria de COSTA, L. B. DA; VALDIERO, A.C.; RASIA, L.A.; KLEVESTON, O.L. e “Desenvolvimento e Construção de Máquina para Alimentação Automática de Pequenos Animais”, dos autores DESSBESELL, E. H.; VALDIERO, A.C. ; KLEVESTON, O.L.; RASIA, L.A.

As produções estão concorrendo ao “Prêmio Gerdau Melhores da Terra” na categoria “Pesquisa & Desenvolvimento”.

Segundo o professor, foi possível discutir junto a pesquisadores brasileiros e estrangeiros desafios presentes no projeto, pesquisa e desenvolvimento de equipamentos agrícolas relacionados aos aspectos de perdas na colheita, segurança do trabalho e agricultura de precisão.

Grupo de Pesquisa

O grupo de pesquisa “Projeto em Sistemas Mecânicos, Mecatrônica e Robótica”, certificado pela UNIJUÍ e cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolveu projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) durante os últimos quatro anos no Núcleo de Inovação e Mecanização da Agricultura Familiar (NIMAF), com apoio financeiro de órgãos de fomento e voltados para aplicações de alto nível tecnológico em máquinas e equipamentos agrícolas, propiciando um ambiente diferencial ao desenvolvimento da capacidade criativa de acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica, da Pós-Graduação em Engenharia Industrial e do Mestrado em Modelagem Matemática.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.