Pesquisa da UNIJUÍ avalia grau de confiança de empresários na região de Santa Rosa - Unijuí

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Pesquisa revela perfil de empreendedores da região de Santa Rosa através de suas características, suas motivações e barreiras enfrentadas para empreender.

Acadêmicos da disciplina de Administração Empreendedora do Curso de Administração da UNIJUÍ, Câmpus Santa Rosa, realizaram pesquisa com 292 empresários dos setores da indústria, comércio e serviços de 12 municípios situados da área de abrangência do Câmpus.

O objetivo da pesquisa foi identificar o perfil dos empreendedores da região, através das principais características empreendedoras destes empresários, bem como as principais motivações que os levaram a conceber um negócio próprio e ainda as principais barreiras que enfrentam para empreender.

 

Outro aspecto mensurado pela pesquisa, segundo o professor da disciplina e coordenador da pesquisa, Luciano Zamberlan, trata-se do grau de confiança dos empresários pesquisados. “Os índices de confiança são indicadores de antecedência uti­lizados para previsão do nível de atividade de uma economia. Empresários confiantes tendem a aumentar o investimento em seu negócio, podendo ser direcionado para a área de produção, na aquisição de mercadorias, melhorias na infraestrutura ou ainda na contratação de pessoal para atender o esperado crescimento na demanda”, ressalta Luciano.

O método utilizado para avaliar a confiança dos varejistas é o mesmo já adotado pelo Programa de Extensão em Gestão de Varejo (PROGEV) da UNIJUÍ. De acordo com Zamberlan a composição deste índice considera o sentimento do empresário através de seis questões que avaliam as condições atuais da economia brasileira, do setor de atividade da empresa e da própria empresa, com relação aos últimos seis meses e às expectativas dos empresários para os próximos seis meses. Também com relação à economia brasileira, ao setor de atividade da empresa e à própria empresa. Obtidas tais informações, os índices são ponderados e cria-se um indicador geral de confiança que varia de zero a 100 pontos.

O índice geral diagnosticado pela pesquisa foi de 63,9 pontos. Dentre os setores pesquisados os Serviços tiveram o índice mais elevado, com 66,5 pontos. O Comércio obteve 63,1 e a Indústria 62,8. Quanto ao gênero dos empresários, as mulheres apresentaram um grau de confiança de 65,6, sendo ligeiramente superior ao dos homens, que foi de 62,5.

De acordo com o professor Luciano “não há diferenças significativas dentre os grupos pesquisados e o indicador geral tendo sido superior a 50 pontos demonstra que as empresas da região estão confiantes quanto aos seus negócios. Entretanto, os dados demonstram desconfiança no que diz respeito à Economia Brasileira, pois tanto a situação atual (40,9) quanto as expectativas futuras (48,3) estão abaixo do limite mínimo de otimismo”.

 


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