Desenvolver uma tecnologia que consiga criar uma vassoura utilizando garrafas pet como material base é o principal objetivo do projeto Sociambiental 2013, aprovado recentemente pelo Projeto Integrado de Meio Ambiente e Geração de Renda, por meio da Associação dos Amigos do Meio Ambiente (AMA) âncora do projeto.
“Acredita-se que através deste projeto tenhamos o desenvolvimento de uma nova tecnologia no design da vassoura pet, bem como do seu processo de produção através da elaboração de um protótipo. O Curso de Design será o responsável por esta pesquisa, já que enquanto área de conhecimento possui princípios que são fundamentais na busca pela inovação tecnológica, cujo resultado se apresente através de soluções inovadoras”, afirma Elizandra Cristiane Pinheiro, Assistente da Agência de Inovação e Tecnologia (Itecsol).
A oficialização do projeto aconteceu em reunião na Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), quando o Secretário Adjunto, Edson Borba, recebeu a AMA, âncora do projeto, e os coordenadores das entidades selecionadas.
Borba reforçou a intenção do secretário Luís Augusto Lara em aprimorar cada vez mais a Lei da Solidariedade, embrião do Primar. A valorização do projeto, segundo Borba, está ilustrada no aumento da verba captada para a edição 2013. “Nós conseguimos chegar a R$ 80 mil para cada entidade, um aumento significativo. E temos condições de arrecadar ainda mais no ano que vem”, projeta. A parceria com a Sul Gás, empresa que contribui pela segunda vez consecutiva, também foi destacada. “É uma troca que beneficia a todos. Os projetos, que tem condições de oferecer serviços e produtos melhores, e a empresa, que ganha visibilidade, que se engaja socialmente”, destacou.
As seis entidades que farão parte do Primar 5 abrangem diferentes regiões do Estado. Todas elas vinculadas a alguma universidade de sua região.