Curso de Agronomia apoia realização de Jornada Técnica sobre Sistemas de Produção - Unijuí

A UNIJUÍ sedia nesta terça e quarta-feira, dias 25 e 26, a Jornada Técnica sobre Transição Agroecológica em Sistemas de Produção, com Ênfase em Grãos. A programação será desenvolvida nos turnos da manhã e tarde, tendo por local o Salão Azul, da Biblioteca Universitária, no Campus Ijuí. O evento é uma iniciativa da Embrapa e Emater, com apoio do Curso de Agronomia da UNIJUÍ, e direciona-se ao público envolvido em iniciativas de produção orgânica ou agroecológica de alimentos.

Nesta terça-feira, a abertura acontece às 9h, sendo que o primeiro painel da manhã abordará o tema “Alimentos seguros e saudáveis”, a cargo de Regina Miranda, Presidente do Consea/RS e Eliana Maria Guarienti, da Embrapa Trigo. À tarde, será desenvolvido um segundo painel, sobre “Histórico, situação presente e perspectivas da produção de grãos no rumo da transição agroecológica”, com a participação de Carlos Alberto Medeiros, da Embrapa Clima Temperado, e de Gervásio Paulus, Diretor Técnico da Emater/RS. O terceiro painel do dia abordará o tema “Experiência com efetivação prática de processos de transição agroecológica, tendo produção de grãos como componente relevante”, quando serão apresentadas experiências da Coceargs, Cetap e Emater Regional de Santa Maria.

A programação da Jornada segue na quarta-feira, com o painel 4, sobre “Experiências com efetivação prática de processos de transição agroecológica , tendo produção de grãos como componente relevante”, e o painel 5, sobre “Políticas públicas harmonizadas à transição agroecológica”. No turno da tarde, serão debatidas propostas, debate e encaminhamentos.