Professor da UNIJUÍ participa de Seminário sobre Fitoterápicos em SC - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ



Realizou-se no dia 20 de setembro o Seminário de Desenvolvimento e Transferência Tecnológica no Cultivo e Processamento de Fitoterápicos na Região Oeste Catarinense, promovido pelo Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT), da Unochapecó. O evento teve como objetivo repassar, para a sociedade, o conhecimento gerado com as plantas medicinais.

O programa constou da avaliação das boas práticas e controle de qualidade na produção de fitoterápicos e fitoterapia no SUS e o mercado de fitoterápicos e planos de negócios de plantas medicinais.

Participou do evento o professor Volney Viau, coordenador do Centro de Inovação Tecnológica de Três Passos. O evento analisou a cadeia produtiva dos fitoterápicos, e contou com a apresentação de uma pesquisa de mercado de plantas medicinais realizada com 316 empresas no Brasil que trabalham com plantas medicinais, especialmente na forma de chás.

A pesquisa de mercado identificou os chás mais vendidos, sendo a maioria importados, como a cidreira, que vem sendo produzida e comercializada na região de Três Passos, através do Centro de Inovação Tecnológica. O estudo concluiu que existe mercado para plantas medicinais, e que as empresas querem contar com novos fornecedores, desejam produtos de qualidade e que tenham registro na ANVISA.

Outro trabalho apresentado foi um diagnóstico da produção de plantas medicinais realizada por 14 famílias de agricultores da região. O resultado evidenciou a viabilidade econômica da produção, entretanto, identificou alguns problemas relacionados com a qualidade da matéria prima utilizada para a produção de chás. O estudo mostrou que as propriedades rurais que trabalham com frutas, hortigranjeiros e mel são ideais para o cultivo de plantas medicinais.

Uma proposta interessante está na formação de pólos de desenvolvimento de produtos, naquelas regiões com adaptação para determinadas atividades produtivas. A Unochapecó está investindo em pesquisas com plantas medicinais e óleos essenciais, entendendo ser alternativa agronômica e econômica para os agricultores da região.

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.