A organização do XIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire prorrogou as inscrições de trabalhos para o evento. Agora interessados podem se inscrever no site da UNIJUÍ - www.unijui.edu.br/eventos - até o dia 01 de maio. O evento será realizado de 26 a 28 de maio na UNIJUÍ Campus Santa Rosa e no Centro Cívico e Cultural do município.
A divulgação dos trabalhos aprovados para participação no evento está prevista para o dia 13 de maio. A inscrição poderá ser feita na modalidade produção textual que consiste em uma produção textual de relato de pesquisa, de experiências ou de estratégias educativas, de projetos ou atividades que fazem referência ao pensamento pedagógico de Paulo Freire; e na modalidade outras formas de expressão que consiste na apresentação de trabalhos - por meio de teatro, dança, música, pintura, escultura, instalação, poesia, vídeo, entre outros - condizentes com a perspectiva teórico-pedagógica de Freire e/ou referidos a conceitos-categorias trabalhados pelo pensador.
O fórum estadual, itinerante, ocorre pela primeira vez no Noroeste do Estado, e já foi sediado por Universidades localizadas em cidades como Rio Grande, São Leopoldo, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e, nos últimos dois anos, em Porto Alegre. Neste ano chega a Santa Rosa e tem como tema ‘Paulo Freire na agenda da educação: conhecimento, diálogo, esperança’.
A comissão organizadora foi eleita em assembléia, no fórum de maio de 2010, realizado na PUC/RS e tem a parceria da UNIJUÍ, URI, UFFS e Prefeitura Municipal de Santa Rosa. Além disso, conta com o apoio do Sinpro/RS, Cpers, e da 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
O grupo aposta no fórum como mais um espaço de diálogo, de difusão e discussão das práticas pedagógicas freirianas. Freire é considerado o maior educador brasileiro, e teve sua obra divulgada pelo mundo todo. Foi um educador que sempre apreciou as diferentes formas de manifestação e, sobretudo respeitou a diversidade. A vinda do evento para a UNIJUÍ Campus Santa Rosa é uma conquista e oportuniza à região um evento que fortalece e renova a esperança na educação. Os municípios entidades, instituições, associações e movimentos interessados estão convidados a serem parceiros da iniciativa. As atividades são abertas e pretendem atender toda a comunidade.