Gabinete da Presidência
E-mail: fidene@unijui.edu.br
Secretaria dos Conselhos
E-mail: secconselhos@unijui.edu.br
Gestão: 14 de dezembro de 2023 a 14 de dezembro de 2027.
Presidente: DIETER RUGARD SIEDENBERG
Vice-Presidente: CÁTIA MARIA NEHRING
Direção Executiva: EDSON LUIZ PADOIN
Mandato de 14 de dezembro de 2023 a 14 de dezembro de 2027 (Portaria GP 10/2023)
Titulares:
Suplentes:
Mandato de 14 de dezembro de 2023 a 14 de dezembro de 2027 (Portaria GP 10/2023)
Titulares:
Suplentes:
Cátia Maria Nehring - Presidente
Euselia Paveglio Vieira - Vice-Presidente
Frei Gilmar Gonçalves de Azevedo - Representante da Associação Literária São Boaventura
Padre Gilson Marcos da Silva – Inspetor da Inspetoria São Pio X (Porto Alegre) - Representante da Inspetoria Salesiana São Pio X, mantenedora do Instituto Educacional Dom Bosco
Pastora Silvia Márcia Mörs Lahr - Representante da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
Cláudio da Cruz de Souza - Representante do Governo do Estado do Rio Grande do Sul designado pelo Governador do Estado
Representante do Poder Executivo de Município onde há Campus Universitário (gestão 2021/2024):
Representante do Poder Legislativo de Município onde há Campus Universitário - Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa. (são variáveis, considerando que o mandato é anual)
Presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento localizado nos Municípios onde há Campus Universitário:
Reitor, Vice-Reitores e Coordenadores de Campi da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.
Diretores das Mantidas - Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA; Museu Antropológico Diretor Pestana e Rádio Educativa UNIJUÍ FM.
Representantes dos professores da FIDENE, correspondente ao número de Campi Universitários da Unijuí, correspondente ao número de Campi Universitários, eleito por seus pares para mandato de 4 (quatro) anos. (Mandato: agosto de 2019 a agosto de 2022).
Representantes do pessoal técnico-administrativo e de apoio da FIDENE, correspondente ao número de Campi Universitários, eleito por seus pares para mandato de 4 (quatro) anos (Mandato atual: agosto de 2019 a agosto de 2022).
Representantes dos estudantes da UNIJUÍ, correspondente ao número de Campi Universitários, indicados pelo Diretório Central dos Estudantes no início de cada ano letivo.
Ex- Presidentes da FIDENE
Há mais de meio século a FIDENE vem trabalhando na produção, sistematização e socialização de conhecimentos, por meio de programas de ensino, pesquisa, extensão e de prestação de serviços à comunidade regional. Esta identificação e este comprometimento com a comunidade regional marcaram a história da FIDENE, que perdura até hoje buscando o desenvolvimento econômico e cultural da região, através de suas mantidas: o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP); a Escola Francisco de Assis (EFA); a Rádio e Televisão Educativa (RTVE); e a Editora UNIJUÍ.
Constituir-se em referencial para a construção de ações educativas, científicas, culturais e tecnológicas que contribuam para a integração e o desenvolvimento da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Formar profissionais, construir conhecimentos científicos e tecnológicos e promover ações culturais constituidoras da integração e do desenvolvimento da região Noroeste do Estado.
A integração e o desenvolvimento regional pela educação.
A história da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE) nos remete aos anos 50. Eram tempos novos. Na busca pela qualificação e habilitação legal para o trabalho pedagógico e a atuação no ensino secundário, a Ordem dos Frades Menores Franciscanos (Capuchinhos) e a comunidade de Ijuí e região iniciaram uma mobilização em prol da implantação do ensino superior.
Em 1953 já havia uma organização chamada Centro de Estudos Pedagógicos Antônio Balbino, um espaço para capacitação de professores onde, através de cursos rápidos e trocas de experiências, eles buscavam aperfeiçoamento para seu desempenho profissional. Da Associação Ijuiense Pró-Ensino Superior, fundada em fevereiro de 1956 sob articulação da Sociedade Literária Boaventura, entidade civil da Ordem dos Capuchinhos, surgiu a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), pioneira no ensino superior da Região Noroeste do Rio Grande do Sul.
A FAFI surgiu dessa articulação regional, da participação da comunidade nos desdobramentos que, mais tarde, consumariam o projeto Universitário. Logo nos seus primeiros anos, uma reestruturação marcou a postura pedagógica da FAFI, que de uma dimensão individual, passou a trabalhar uma dimensão marcada pela preocupação com o social, um espaço de realização coletiva e solidária. Em 1961 foram criados os centros, no sentido de departamentalizar as áreas da FAFI: Centro de Estudos e Pesquisas Filosóficas; Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais; Centro de Estudos e Pesquisas Psicológicas; e o Centro de Estudos e Pesquisas Sociais.
A presença marcante da FAFI na região, aguçada pelo Movimento Comunitário de Base, influenciou nas discussões para a criação de uma entidade regional, que fosse aberta e descentralizada, a fim de conduzir e respaldar a expansão do ensino superior da região.
Da ordem religiosa dos Capuchinhos para a comunidade regional. Surge em julho de 1969 a FIDENE, com esse propósito de encaminhar a Universidade Regional, dando o suporte legal, patrimonial e econômico-financeiro ao desenvolvimento do ensino superior no noroeste do Estado.
Como mantenedora, a FIDENE cria em 1970 a Faculdade de Ciências Administrativas, Contábeis e Econômicas de Ijuí (FACACEI). Em 1976 é implantado o Centro de Ciências Agrárias (CeCA) e em 1980, a Escola de Enfermagem de Ijuí (EEI). Com o passar dos anos, cada vez mais as atividades de extensão universitária foram assumindo a forma de programas e projetos específicos. Em substituição às Faculdades da FIDENE, em 1981 foram criados os Centros Integrados de Ensino Superior de Ijuí que, em 1985, através do reconhecimento da Universidade de Ijuí (UNIJUÍ), consolidou a estrutura organizacional presente até hoje, com denominação renovada em 1994 para Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Em toda sua trajetória histórica a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado - FIDENE caracterizou-se por uma profunda identidade regional. Sua formação remonta ao ano de 1956 em que, num processo de constante e progressiva inserção no contexto e na vida multifacetada da comunidade local e regional a que se destinou servir, teve origem na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), instalada em março de 1957.
A FAFI, interiorizada e aberta à demanda da população que não teria outra forma de acesso à educação superior, não só proporcionou cultura, através da extensão universitária, como também valorizou/renovou a cultura construída diariamente no trabalho e na ação concreta. Em função de sua própria aprendizagem reestruturou-se internamente, atendendo a seu novo papel na comunidade e buscou instrumentalizar-se para responder aos desafios que a ela se colocavam, evoluindo de uma dimensão individual e individualizante para uma dimensão marcada pela preocupação com o social, voltada para a grupalização e o associativismo, marcando profundamente a trajetória do ensino superior em Ijuí e na Região Noroeste do Estado, com vistas ao desenvolvimento local e regional.
Todo esse processo desembocou na constituição da FIDENE - Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado, em 1969, com uma proposta de ampla abertura, integração, envolvimento e comprometimento das comunidades da região, por seus órgãos públicos e organizações privadas, num esforço coletivo e articulado visando à condução e à instrumentalização do seu próprio desenvolvimento, alicerçado numa instituição de educação superior, aberta e descentralizada, embrião de uma futura Universidade. Essa estrutura organizacional foi consolidada em 1985, com a criação/reconhecimento da Universidade de Ijuí - UNIJUÍ, permanecendo a FIDENE como sua mantenedora.
No ano de 2006 houve alteração na denominação do nome da FIDENE, passando então a ser Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - FIDENE
Com sede em Ijuí, a FIDENE situa-se na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e se enraíza no contexto e na trajetória histórica de uma região que compreende uma área de 42.172 Km², 95 municípios e uma população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes, perfazendo 15% da área e 14,5% da população do Estado do Rio Grande do Sul. Instituição comunitária e beneficente, sem fins lucrativos, de caráter científico-técnico-educativo-cultural, é pessoa jurídica de direito privado, com prazo de duração indeterminado e rege-se pela legislação em vigor e por seu Estatuto.
Para o cumprimento de seus objetivos, a FIDENE constitui mantidas a saber, a UNIJUÍ, o MADP, a EFA e a Rádio Unijuí FM.
07/07/1969 – Instalação da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE), hoje mantenedora.
20/12/2006 - alteração na denominação da FIDENE, passando a ser Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - FIDENE.
26/03/1956 - Criação da FAFI – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí.
16/03/1957 - Instalação da FAFI - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí.
1961 - Criação dos Centros de Estudos - Centros de Estudos e Pesquisas Filosóficas; Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais; Centro de Estudos e Pesquisas Psicológicas e Centro de Estudos e Pesquisas Sociais.
12/06/1970 - Manutenção da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí - FAFI e a Criação da Faculdade de Ciências Administrativas, Contábeis e Econômicas de Ijuí - FACACEI.
1976 - Criação de implantação do Centro de Ciências Agrárias - CeCa.
1980 - Criação da Escola de Enfermagem de Ijuí - EEI.
1981 - Aprovação pelo Conselho Federal de Educação a criação dos Centros Integrados de Ensino Superior de Ijuí em substituição às Faculdades.
1982 - Criação do Regimento Unificado dos Centros Integrados de Ensino Superior de Ijuí, com seus Diretores empossados para um mandato de 31/03/1982 a 31/03/1985.
28/06/1985 – Reconhecimento da Universidade de Ijuí - Unijuí, pelo Ministério da Educação, com o primeiro Campus, em Ijuí.
27/05/1994 - Autoriza a mudança da denominação da Universidade de Ijuí, para Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (Portaria do MEC nº 818, de 27/05/1994).
25/05/1961 - Criação do Museu Antropológico Diretor Pestana.
15/07/1968 - Criação do Instituto Psicopedagógico Infantil (IPPI).
1973 - O IPPI, muda sua denominação para Escolinha de Arte da FIDENE.
18/08/1976 - Autorização de funcionamento da Escola de 1º Grau Francisco de Assis - (EFA)
02/12/1992 - Autorização de funcionamento da Escola de 1º e 2º Graus Francisco de Assis - (EFA)
2007 - Autorização de funcionamento do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), passando a oferecer cursos Técnicos.
20/07/2001 - Instalação e primeira transmissão da Rádio Educativa Unijuí FM.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.