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Professor da Costa Rica abre XIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire

O evento sediado pela UNIJUÍ segue até este sábado, em Santa Rosa, com apresentações artísticas e debates sobre educação popular

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Consu define quadro de cursos e vagas para o Vestibular de Inverno

Inscrições para o Vestibular estarão abertas de 1º a 27 de junho, com a prova, de Redação, prevista para o dia 03 de julho

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Fórum Paulo Freire debate Educação Popular

Abertura oficial do evento ocorre hoje à noite, no Centro Cívico e Cultural de Santa Rosa

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Evento marca os 50 anos do Museu Antropológico Diretor Pestana

Lideranças destacaram a importância de fortalecer os laços entre o Museu e a comunidade

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Museu Antropológico comemora hoje os seus 50 anos

Programação ao longo do dia marcará as comemorações do cinqüentenário do Museu Antropológico Diretor Pestana

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Evento na UNIJUÍ marcou o Dia da Normalista

Núcleo de Eventos do Curso de Pedagogia realizou programação voltada à valorização do magistério

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UNIJUÍ integra comemorações do cinquentenário do Instituto Privado Carlos Linneo





A UNIJUÍ participou na última sexta-feira, dia 20, das comemorações do cinquentenário do Instituto Privado Carlos Linneo (IPCL), em Oberá, na Argentina. A Universidade foi representada pelo Pró-reitor do Campus Santa Rosa, Pedro Büttenbender, e pelo professor Leomar Tesche, que representou o curso de Educação Física e o Departamento de Pedagogia.

Büttenbender fez a entrega de uma placa da UNIJUÍ em homenagem a comemoração do IPCL. Ele destacou que a presença da Universidade foi muito destacada pelas autoridades institucionais e locais: “a UNIJUÍ possui convênio de Cooperação assinado e oficializado em Oberá no dia 20 de outubro de 2003, e em Santa Rosa no dia 05 de novembro do mesmo ano. Além disto, há ações de cooperação através do Curso de Educação Física, e as instituições são parceiras na realização do SINFORMA - Simpósio Internacional Formação Docente, realizado em 4 edições, promovido pela UNIJUÍ, IPCL, UNaM e a Universidad de Madrid.

Na comemoração dos 20 anos do Campus Santa Rosa da UNIJUÍ, representantes do IPCL estiveram presentes, e também fizeram entrega de uma placa em homenagem à comemoração.




Realizada monitoria em projeto de capacitação de agricultores da Região Noroeste

Projeto desenvolvido pelo Deag/UNIJUÍ beneficiou 1.296 agricultores da região Noroeste

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Paiung promove discussão sobre a Avaliação e Gestão nas IES Comunitárias do RS e SC



O PAIUNG – Programa de Avaliação Institucional das Universidades do COMUNG – Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas realizou nos dias 12 e 13 de maio de 2011, no campus da URI em Erechim, o Seminário Temático “Avaliação e Gestão nas IES Comunitárias do RS e SC”. Participaram do evento 200 pessoas, entre Reitores, dirigentes das IES, membros de CPAs, professores, técnico-administrativos e estudantes das Universidades comunitárias Gaúchas e Catarinenses. A UNIJUÍ esteve representada pela coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa, na organização do evento.

O evento promoveu o debate sobre o uso efetivo dos resultados dos processos de avaliação interna e externa na gestão das instituições comunitárias, bem como a aproximação das instituições comunitárias gaúchas e catarinenses, com o objetivo de troca de experiências sobre os processos de avaliação e de gestão.

A programação iniciou com a palestra do professor Vilmar Thomé, Presidente da ABRUC e Reitor da UNISC sobre o tema ‘A gestão nas Instituições Comunitárias frente aos critérios de avaliação e de regulação da educação superior’. O palestrante enfatizou a importância da autoavaliação institucional para a melhoria da qualidade das Instituições Universitárias. Enfatizou em sua fala que a qualidade é um diferencial das comunitárias e precisa ser o foco destas instituições.

Durante a tarde o professor Sérgio Roberto Kieling Franco, Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES falou sobre “Sistemas de Acreditação e o Sistema Nacional de Avaliação”. Destacou a importância das CPAs para que os processos de autoavaliação institucional possam contribuir com a melhoria da qualidade da educação superior brasileira no contexto das avaliações do SINAES. Sobre o Sistema de Acreditação destacou que este não tem um fim regulatório, mas proporciona a interação das universidades brasileiras com instituições internacionais, possibilitando assinatura de convênios, bem como a dupla diplomação.

Foram realizados painéis com apresentação de trabalhos submetidos ao evento com posterior debate. Os trabalhos foram agrupados em três painéis: Resultados dos processos de avaliação e gestão nas instituições; Políticas de Graduação: a influência da autoavaliação e dos indicadores de avaliação externa; e Políticas de graduação: relação com outras estratégias de avaliação.

As discussões do IV Seminário de Formação do Paiung evidenciaram que as universidades gaúchas e catarinenses mantêm uma cultura de avaliação institucional no contexto do Sinaes. No entanto, cada instituição tem autonomia e desenvolve o seu processo de autoavaliação de acordo com a sua história, a origem, o contexto, a concepção de avaliação e de gestão. Tanto nas palestras e painéis, quanto nos debates ficou evidenciada vasta e rica experiência das comunitárias gaúchas e catarinenses em autoavaliação, tanto quantitativas quanto qualitativas. O desafio que se apresenta à maioria das instituições é a articulação entre planejamento e avaliação para contribuir com a excelência acadêmica das IES. Nesta questão, foram relatadas experiências, nas quais os gestores utilizam os dados da avaliação para a gestão e outras que estão buscando essa articulação entre avaliação e planejamento.

Na plenária de sistematização do evento, com base no que foi discutido, decidiu-se organizar uma agenda de discussões entre PAIUNG e ACAFE para aprofundar os seguintes temas: Relação entre CPA, avaliação institucional e Planejamento; Uso dos resultados da autoavaliação; A apropriação dos instrumentos de autoavaliação; Autoavaliação como processo contínuo de aprendizado; Qualidade deve ser critério de gestão.

O evento deixou os seguintes questionamentos: Para que serve a autoavaliação em nossas instituições? E para que serve a avaliação externa? Os indicadores estabelecidos pelas políticas públicas de educação superior contribuem para a melhoria da qualidade da educação brasileira?




Acadêmico André Herther participa de maratona em POA



No último domingo, dia 22, o acadêmico de Educação Física da Unijuí André Clóvis Herther participou da 28° Maratona Internacional de Porto Alegre. O atleta alcançou o 4° lugar na categoria de 35 a 39 anos e a 16ª colocação na classificação geral da prova.

Somente no mês de maio esta é a quarta competição que André participa. A última vitória aconteceu na etapa de Santa Rosa do Circuito de Mini-Maratonas do SESC, na qual André terminou como campeão geral da prova.

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